GALERIA DE EVENTOS
- Início
- GALERIA DE EVENTOS
- Prefeitos do Vale do Ivaí cobram mais segurança do Estado
Prefeitos do Vale do Ivaí cobram mais segurança do Estado
Prefeitos do Vale do Ivaí estiveram na tarde da última terça-feira (21) em Curitiba participando de uma audiência na secretaria de Segurança Pública do Estado, onde reivindicaram a intensificação do serviço da polícia na região, justificando que a criminalidade é crescente, principalmente nos crimes de roubo, explosões de caixas eletrônicos e sequestros.
Todos os prefeitos apresentaram suas dificuldades na questão de segurança para o chefe de gabinete da secretaria, delegado Roberto Milanezi, comandante geral da Polícia Militar, Coronel Maurício Tortato, delegado-Geral Adjunto, Francisco José Batista da Costa e delegado-titular da Divisão Policial do Interior (DPI), Valmir Soccio, que esteve representando o Delegado-Geral da Polícia Civil, Julio Cezar dos Reis.
O prefeito de Ivaiporã e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI), Luiz Carlos Gil, foi o primeiro a se pronunciar em nome dos prefeitos, ressaltando que a segurança do interior se encontra em dificuldades e que as reuniões da associação vêm sendo constantemente norteadas pela pauta. “Os crimes estão acontecendo com mais frequência, o que vem criando revolta em nossa população. A violência está migrando para o interior e necessitamos do respaldo do Estado”, disse.
Os prefeitos de Borrazópolis e Kaloré, Adilson Lucchetti e Washington Luis, respectivamente, expuseram indignação com as ações que foram praticadas por bandidos no início desse mês em seus municípios. Nas duas cidades, bandidos renderam funcionários de agências bancárias e praticaram assalto.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, disse que em seu ponto de vista o Estado tem que repensar as ações de inteligência, olhando com bons olhos para o interior. “Na cidade grande já existe uma aparato maior, por isso que os bandidos estão migrando para o interior, onde na maioria das cidades a polícia está enfraquecida”, comentou. O prefeito de Faxinal, Adilson Silva Lino, também se pronunciou, compartilhando da mesma opinião.
A prefeita de São Pedro do Ivaí e vice-presidente da Amuvi, Maria Regina Della Rosa Magri, desabafou na reunião, vindo a se emocionar. Ela relembrou a morte de um agricultor de seu município no início desse ano. “Uma fato que chocou nossa cidade e que nos entristece muito. A vida de um pai de família foi tirada pela crueldade de marginais”, disse.
Regina destacou que sempre cobrou maior efetividade da segurança e que depois do latrocínio ocorrido em seu município não cessou em levantar a bandeira de maior e melhor segurança para a região. “Não podemos conviver com o medo. Somos vítimas da violência quase que todas as semanas. Também explodiram dois bancos esse ano em São Pedro, e a população é totalmente lesada pelo medo e pela interrupção de serviços bancários. Os problemas vão muito além disso, e por isso estamos aqui para o diálogo em busca de soluções”.
As demandas dos municípios na área de segurança foram apresentadas, principalmente na questão do reforço do efetivo das policiais militar e civil. Há casos na região onde investigadores estão atuando como carcereiros, devido à falta de profissionais e delegacias sem delegados efetivos. Os prefeitos também pediram mais viaturas, mais operações policiais, transferência de presos dos presídios, dentre outras reivindicações.
O coronel Tortato e o delegado Milaneze reconheceram a deficiência da polícia, salientando que ela é histórica. Eles se dispuseram a responder com trabalho aos anseios da região. “Não podemos deixar de reconhecer, enquanto instituição, que precisando intensificar o trabalho e vencer uma deficiência histórica do setor. Temos que servir vocês como se fossem nossos clientes, pensando na melhoria almejada. O governo já vem trabalhando para melhorar o setor”, destacou o coronel.
Gil encerrou a reunião lembrando que o Vale do Ivaí espera do governador providências imediatas, tendo em vista que a região deu total apoio a sua reeleição. “Acreditamos no Beto para mais um mandato e queremos que ele de crédito a nossa região por isso, que também lhe deu apoio. Vamos aguardar com boas expectativas a resposta do estado para nossas reivindicações”.
A audiência também contou com o apoio de parlamentares que atuam na região. O deputado estadual Alexandre Curi esteve presente e os deputados Nelson Justus e Artagão Junior foram representados por seus assessores.