De 02 a 07 de junho, a administração municipal de São Pedro do Ivaí, através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, promove a Semana do Meio Ambiente. Várias atividades foram preparadas para envolver a população. “Queremos contar com a participação de toda a população. É uma semana de conscientização e muitas informações, para celebrarmos o Dia Mundial do Meio Ambiente”, ressalta a diretora do departamento de Meio Ambiente, Suelen Cristina Lombardi.
As atividades começam nesta segunda-feira (02), às 9h00, no Viveiro Municipal, com distribuição de mudas de árvores nativas para Reserva Legal. “A entrega será feita para todos os produtores que comparecerem”, destaca. A distribuição acontece até a sexta-feira (06). Na quarta-feira (04), será entregue muda de Palmeira, a partir das 14h, na Vila Rural Deus Presente. “Reforço o convite para que toda a nossa população compareça e participe dessa semana. São diversas atividades importantes para agricultores e população em geral”, assinala a prefeita Maria Regina Della Rosa Magri.
Visita a Reserva Ambiental
Na segunda (04), terça (03) e quarta-feira (04), alunos das escolas do município serão levados para uma visita a Reserva Legal remanescente da Fazenda Barbacena (RPPN). “Essa visita vai acontecer em parceria com a Renuka Vale do Ivaí. Nossa programação prevê quatro visitas, mas as excursões serão marcadas durante todo o ano, para que todas as turmas de todas as escolas conheçam o lugar”, explica Suelen.
Palestra para produtores
Na quinta-feira (05), às 08h30, no Salão da Cocari, haverá palestra ministrada pelo diretor regional do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Renato Carlos de Camargo, que na oportunidade estará orientando os produtores rurais sobre Cadastro Ambiental Rural.
“O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Ele será indispensável a partir do próximo ano para financiar as safras. Então, pedimos que todos os produtores participem”, frisa o diretor do Departamento de Agricultura, Luiz Carlos Eleodoro dos Santos.
Ecoponto será instalado para receber lixo eletrônico
A programação da Semana do Meio Ambiente será fechada com a realização da coleta de lixo eletrônico. Uma barraca (ecoponto) será instalada na Praça Padre José Rossi, onde a população poderá depositar resíduos como: pilhas, baterias, baterias de celular, celulares e aparelhos eletrônicos em desuso, baterias de veículos, lâmpadas fluorescentes, isopor, dentre outros.
“A barraca ficará instalada na Praça da Igreja, na sexta (06) e no sábado (07), durante o dia todo. As pessoas devem levar estes materiais até nós para que a equipe da CentroNorte dê a destinação correta”. Suelen Lombardi ainda esclarece que os resíduos eletrônicos não podem ser descartados como o lixo orgânico e reciclável. “São resíduos perigosos e com alto grau de contaminação que não podem ser levados para o nosso Aterro Sanitário”, enfatiza.