Logo Prefeitura

PREFEITURA MUNICIPAL

SÃO PEDRO DO IVAÍ

Praça Padre José Rossi, 354 - Centro - (43) 3451-1399

Meio Ambiente

Chefe regional do IAP acompanha Semana do Meio Ambiente em São Pedro do Ivaí

Quinta-feira, 05 de junho de 2014

Visualizada: 509 vezes


Ouvir matéria

O chefe do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Ivaiporã, Renato Carlos de Camargo, prestigiou a Semana do Meio Ambiente em São Pedro do Ivaí. Ele esteve ontem (05) no município para ministrar uma palestra sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), tema novo, que gera muitas dúvidas entre os produtores rurais. O evento aconteceu durante a manhã, no salão de eventos da Cocari.

A diretora do departamento de Meio Ambiente, Suelen Cristina Lombardi, fez a abertura do evento e reiterou a importância do tema aos produtores. “A partir de maio de 2017 só terá acesso ao crédito rural o proprietário que estiver adequado quanto ao CAR. Por isso que chamamos o Renato, que está mais por dentro do assunto, para tirar dúvidas dos nossos produtores”.

O chefe regional do IAP conduziu sua palestra com apresentação de informações atualizadas e a todo o momento abriu espaço para perguntas e discussões. Ele explicou que o CAR é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais e que consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

“O CAR já foi implantado em alguns estados, constituindo-se em instrumento de múltiplos usos pelas políticas públicas ambientais e contribuindo para o fortalecimento da gestão ambiental e o planejamento municipal, além de garantir segurança jurídica ao produtor, dentre outras vantagens”, assinala. “O cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais e é a principal ferramenta de regularização ambiental do novo Código Florestal”, completou Camargo.

Apesar dos esclarecimentos, o palestrante reconheceu que muitas informações ainda não são conhecidas e precisam ser captadas no dia a dia. “Como é uma resolução nova, nem tudo está esclarecido. Por isso me coloco a disposição para retornar quantas vezes for preciso, trazendo novidades”.  A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri acompanhou a palestra e fez uma avaliação positiva. “Cerca de 100 produtores participaram, mostrando assim grande interesse em se interar do assunto. Só temos que agradecer o Renato pela presença em nosso município, bem no Dia Mundial do Meio Ambiente [05 de junho]”.

Também compareceram ao evento o vice prefeito José Donizete Isalberti, o presidente da Câmara de Vereadores, Evaldo Domingues de Oliveira, o Toco, a vereadora Luzia Ivete Tiene Brugnolo, o técnico agrícola do Emater, Edílson Pini e o diretor do departamento de Agricultura, Luiz Carlos Eleodoro dos Santos.

Saiba mais

No governo federal, a política de apoio à regularização ambiental é executada de acordo com a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, que criou o CAR em âmbito nacional, e de sua regulamentação por meio do Decreto nº 7.830, de 17 de outubro de 2012, que criou o Sistema de Cadastro Ambiental Rural – SICAR, que integrará o CAR de todas as Unidades da Federação.

Ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.

O Cadastro Ambiental Rural deve ser feito pela internet, através da página eletrônica www.car.gov.br. Algumas instituições podem ajudar os produtores com orientações quanto ao preenchimento, sendo elas: Emater, SEAB, Sistema FAEP/SENAR, Ocepar, INCRA, CREA, Associação dos Engenheiros Agrônomos, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Nimed, dentre outras.

 Galeria de Fotos

 Veja Também