Mais de 200 mulheres participaram na manhã dessa sexta-feira (17), no Complexo Esportivo Romeuzão, do evento de abertura do Outubro Rosa, promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, o qual contou com a realização de diversas atividades, como sorteio de camisetas da campanha, orientação sobre alimentação saudável com nutricionista, alongamento com educador físico e café da manhã.
Diversas autoridades compareceram para prestigiar, como a prefeita Maria Regina Della Rosa Magri, vice prefeito José Donizete Isalberti, presidente da Câmara de Vereadores, Evaldo Domingues de Oliveira, o Toco, vereadores Marcos Aparecido Bernardes, Rosely Aparecida Pereira da Silva e Luzia Ivete Tiene Brugnolo; diretora da 16º Regional de Saúde de Apucarana, Clara Ilza Lemes de Oliveira, secretária municipal de Saúde, Simone Tavares Magri, dentre outros.
A diretora da regional de saúde enalteceu que São Pedro do Ivaí sempre se destaca nos eventos do Outubro Rosa. “Todos os anos recebemos informações de que as atividades promovidas pela prefeitura de São Pedro sempre ganham grandes proporções, contando com público crescente de mulheres. Isto mostra que a conscientização aqui é bem feita”.
A promoção teve por objetivo conscientizar e orientar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo uterino. “Nossa equipe não mediu esforços para que tudo acontecesse com grande sucesso”, reconheceu Simone Tavares. O depoimento de Claudinéia Finance, que em 2010 descobriu que estava com câncer no útero, chamou a atenção de todos. Muito emocionada, ela falou da luta que travou contra a doença até conseguir a cura.
A prefeita Regina aproveitou para alertar as mulheres quanto à importância de se prevenir, dando destaque ao lema da campanha “Cuide agora, cuide sempre”. “Novos casos de câncer são descobertos todos os dias e nossas medidas, enquanto gestores públicos, é proporcionar informações e acompanhamento a todas as mulheres, para que o câncer seja prevenido ou descoberto precocemente para que as possibilidades de cura sejam maiores. Peço que todas as mulheres se preocupem mais com a saúde e adotem medidas de prevenção todos os meses do ano”.