Em cerca de 50 municípios do Paraná, estão sendo construídas subestações e linhas de transmissão elétrica pela Copel. Para implantação desse empreendimento, são necessárias e previstas por legislação federal a realização de pesquisas arqueológicas com o objetivo de diminuir os impactos causados aos patrimônios pela construção.
Alguns municípios do Vale do Ivaí, como São Pedro do Ivaí, São João do Ivaí, Bom Sucesso e Barbosa Ferraz, serão contemplados com as ampliações de redes da Copel, e por esta razão, seus territórios estão sendo pesquisados por arqueólogos e historiadores da Fundação Aroeira, de Goiânia-GO.
Dos 66 sítios arqueológicos registrados até o momento nos municípios contemplados pelo projeto, 33 estão presentes em São Pedro do Ivaí e nos outros três municípios circunvizinhos, o que evidência a riqueza de patrimônios natural, material e imaterial dessa região.
“Esta região é rica em patrimônio. Várias equipes da fundação estão pesquisando os sítios arqueológicos, inclusive, nós somos uma equipe que está instalada em São Pedro do Ivaí para o levantamento detalhado, principalmente, do tesouro arqueológico enterrado aqui”, assinala a historiadora Isabella de Faria Bretas.
Além de pesquisas, a Fundação Aroeira se atém ao trabalho com a comunidade no sentido de promover as descobertas e despertar nas pessoas seus valores históricos. Neste sentido, durante esta sexta-feira (27), na Escola Municipal Professora Alfredina, todos os professores da rede municipal de São Pedro do Ivaí estão participando de um curso.
“Estamos repassado materiais para os professores e orientando-os, pois é importante a inserção da “educação patrimonial”, para que desde cedo as pessoas conheçam os valores do local em que habitam para que a história continue sendo preservada”, disse Isabella, que ministrou o curso juntamente com a historiadora Ana Paula Moreira.