Logo Prefeitura

PREFEITURA MUNICIPAL

SÃO PEDRO DO IVAÍ

Praça Padre José Rossi, 354 - Centro - (43) 3451-1399

Amuvi reivindica mais verbas para o transporte escolar

Terça-feira, 08 de março de 2016

Visualizada: 722 vezes

Em reunião com abordagem técnica, prefeitos cobram que Estado banque os 100% que determina a legislação


Ouvir matéria

A abordagem técnica pautou a primeira reunião da prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri, como presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). Realizado em Novo Itacolomi na última sexta-feira (04/03), o encontro debateu principalmente as maneiras de aumentar as verbas que o Governo Estadual repassa aos municípios para o transporte escolar. Autoridades elogiaram a condução dos trabalhos.

Atendendo a uma solicitação de Maria Regina, o consultor de Educação da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Jacir Machado, expos o valor atualizado que cada aluno da rede estadual de ensino na microrregião recebe para o transporte: uma média de R$ 451,43 ‘per capita’, o quinto menor entre as 18 associações do Estado. Machado orientou os gestores e profissionais da Educação presentes com o objetivo de elevar esta média.

Como os repasses recebidos são insuficientes para bancar o transporte dos alunos, na maioria das vezes, são os municípios que acabam arcando com a diferença. Por isto, alguns prefeitos defenderam cobrar que o Governo do Estado arque com 100% do serviço, conforme determina a legislação. “Se todos nos unirmos, com certeza, poderemos conseguir alguma coisa”, defendeu Maria Regina.

Único parlamentar presente no evento, o deputado estadual Artagão Júnior elogiou a abordagem da reunião. “Esta foi a melhor reunião da Amuvi que já participei, do ponto de vista técnico. Com esses números, fica até fácil apresentar um Projeto de Lei, pois não existe um critério claro em relação ao transporte escolar”, afirmou o deputado, completando que usará os dados para fazer “alguns encaminhamentos”.

SOJA – A ‘quebra’ na safra de soja ocasionada pelas chuvas ocorridas em fevereiro foi outro assunto bastante discutido na reunião. No caso de São Pedro do Ivaí, 80% dos cerca de 4,5 mil hectares que ainda estavam no solo foram perdidos. Com amostras da soja estragada pelo mau tempo, Maria Regina defendeu que, assim como está sendo providenciado em seu município, as demais cidades que enfrentam o problema ajam para decretar estado de emergência. “Esta é uma forma de ajudarmos nossos agricultores a negociarem suas dívidas com os agentes financeiros”, argumentou.

OUTROS TEMAS – Entre os outros assuntos debatidos na ocasião, estiveram a 19ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre entre 9 e 12 de maio e a criminalidade, que tem aumentado nas pequenas cidades da região. “Protocolamos um pedido para que 100 estudantes da atual escola da Polícia Militar permaneçam na região após se formarem”, registrou a prefeita de São Pedro do Ivaí.

 

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também