Logo Prefeitura

PREFEITURA MUNICIPAL

SÃO PEDRO DO IVAÍ

Praça Padre José Rossi, 354 - Centro - (43) 3451-1399

"São Pedro" intensifica ações de prevenção contra a dengue

Quarta-feira, 13 de abril de 2016

Visualizada: 1024 vezes

Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de orientação junto aos moradores


Ouvir matéria

Diante do perigo representado pelo mosquito Aedes Aegypti – que além da Dengue também transmite o Zika Vírus e a Febre Chikungunya –, a prefeitura de São Pedro do Ivaí vem intensificando os trabalhos de prevenção junto à população. Nas últimas semanas, a secretaria de Saúde realiza atividades de orientação junto aos moradores para incentivar a adoção das medidas corretas para evitar a disseminação das doenças.  

PALESTRA - No último dia 11 de abril, a equipe de Vigilância e Endemias realizou uma palestra para os alunos da Escola Municipal Padre Anchieta, no Distrito Marisa. Na oportunidade, os ministrantes abordaram informações sobre o ciclo do Aedes Aegypti, seu período de transmissão e ensinaram como evitar a procriação do mosquito. Também foram entregues panfletos, com informações básicas de prevenção, com partes para colorir.

“BLITZ” - No último sábado, dia 9 de abril, das oito ao meio dia, a equipe da secretaria realizou uma “blitz” educativa, no posto da Polícia Rodoviária Estadual, na PR-457. Aos motoristas abordados, foram transmitidas informações de prevenção da dengue, entregues panfletos informativos e escrito frases nos carros. Houve ainda medição de glicemia e aferição de pressão arterial.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Simone Tavares, a ação teve a parceria com a Polícia Rodoviária. “Os policiais entregaram para as crianças a Carteirinha Fiscal Mirim, que visa incentivar os filhos dos motoristas a cobrarem dos pais a adoção das medidas de segurança ao volante previstas em lei, como o uso cinto de segurança, por exemplo”, explicou Simone.

RUA DO RECREIO - Com o objetivo de conscientizar através do público infantil, a equipe da secretaria de Saúde instalou “a barraca da dengue”, em 22 de março, durante as atividades da “Rua do Recreio”. Na ocasião, foram distribuídas máscaras confeccionadas pelos próprios agentes de endemias, além de panfletos e materiais para colorir feitos especialmente para a data. “Além disto, pelo menos uma vez por mês, a secretaria realiza o “Dia D” da Dengue, que consiste na mobilização da comunidade contra a doença”, complementou a secretária Simone Tavares.

Prevenção é a única forma de combate

Segundo o mais recente Boletim da Dengue divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), São Pedro do Ivaí possui 4 casos confirmados de dengue no ano. A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri ressalta a importância da população adotar as medidas de prevenção. “A única maneira de combater as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti é através da prevenção. Por isso, eliminar a água parada dos recipientes é um cuidado básico com a saúde da nossa própria família”, afirma.

A melhor forma de se evitar a dengue, a Febre Chikungunya e o Zika Vírus passa pela eliminação da água parada dos recipientes, que é a circunstância ideal para a procriação do mosquito transmissor das doenças. Assim, é importante eliminar a água em embalagens, latas, tampinhas de refrigerantes, copos plásticos, vasinhos de plantas, pneus velhos, jarros de flores, caixas d´água, garrafas, tambores, latões, sacos plásticos, cisternas e lixeiras, entre outros.

 Veja Também