O município de São Pedro do Ivaí realizou, no último sábado (29/04), o dia “D” da vacinação contra a gripe. Dezenas de pessoas compareceram na Unidade Saúde da Família (Clínica da Mulher) e no Posto do Distrito Marisa, que até essa data eram os únicos locais aptos a ministrarem as doses. A partir desta quarta-feira (04/05), os demais postos da cidade também estarão aplicando a vacina.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, até terça-feira (03/05), o município já havia imunizado 71,75% do público alvo. As puérperas, com 88,24%, e os idosos (os mais visado pela campanha), com 76%, e os trabalhadores da Saúde, com 73,71%, foram os que mais buscaram a prevenção, enquanto as gestantes (49%) e as crianças (64,11%) foram os menos vacinados. “É importante que as mães levem seus filhos, afinal, é a saúde deles que está em jogo”, alerta a secretária de Saúde, Simone Tavares.
Idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias e portadores de doenças crônicas podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para se vacinar. A expectativa no município é vacinar 3.172 pessoas até 20 de maio. Portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e cardiopatias só serão vacinados mediante a apresentação da indicação médica.
No sábado, a prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri, compareceu na Unidade Saúde da Família para incentivar a população a se vacinar. “A saúde é o nosso bem mais valioso. Por isso, temos que fazer tudo o que for possível para mantê-la sempre. Temos que ter um cuidado especial para com nossas crianças e nossos idosos”, declarou Maria Regina.
Além de pertencer ao grupo dos hipertensos, Ângela Maria Marana também é professora, ou seja, motivo dobrado para se prevenir. “Lido com muitas crianças todos os dias e a vacina é uma forma de evitar a transmissão”, diz. Grávida de sete meses de Gabriela, a auxiliar administrativa Daniela dos Santos Boldrin compreendeu a dupla responsabilidade e não perdeu tempo. “É uma questão de prevenção para mim e para a nenê também”, argumenta. Com a filha Ana Clara, de 9 meses, nos braços, a dona de casa Eliane Aparecida dos Santos também fez a sua parte. “É muito importante vacinar porque a doença é perigosa”, disse.