Professores das redes municipal e estadual de São Pedro do Ivaí participaram, na tarde da última terça-feira (03/05), da palestra “Educação das Relações Étnico Raciais e Ensino de História e Cultura Afro Brasileira, Africana e Indígena”. Realizado pelo Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, o evento ocorreu no salão da Associação Antoniana.
O palestrante Roberto Alves da Silva explica que o evento visa capacitar os educadores na aplicação da Lei 10.639, de 2003, que estabelece o ensino de história e cultura afro-brasileira por meio de temas como história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. “Nestes casos, o Conselho Municipal de Educação deve ser o fiscalizador do cumprimento da lei”, explica Silva.
Ele informa que lei já existe há mais de dez anos e só agora está saindo do papel. “Nossa palestra visa proporcionar ferramentas para que a legislação seja aplicada no dia-a-dia. Não apenas em disciplinas como Educação Artística e História, mas em todas elas”, diz. A partir de 2008, a lei nº 11.645 é sancionada e passa a incluir também as populações indígenas. A secretária municipal de Educação, Sandra Regina Carneiro, agradeceu aos palestrantes e à sua equipe do Departamento.
PDDE - Na parte da manhã, na Câmara de Vereadores de São Pedro do Ivaí, educadores do município também passaram por capacitação relacionada ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Trata-se de uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação, e que está disponível para todas as escolas públicas cadastradas no Censo Escolar de 2014. As informações ajudarão o município a elaborar o Plano de Ações Articuladas (PAR), que coloca à disposição dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, instrumentos de avaliação e implementação de políticas educacionais, sobretudo da educação básica pública.