Fruticultura e conservação do solo serão temas de palestras para agricultores do Vale do Ivaí, na próxima segunda-feira (16/05), no Centro de Eventos de Jandaia do Sul. O evento é realizado pela Seab, em parceria com a Amuvi, Emater, Adapar, IFPR e Objetivos do Milênio. O objetivo é oferecer aos participantes técnicas de proteção ambiental e trazer casos de sucessos do cultivo de frutas visando implantar um “circuito” da cultura na região.
Na última terça-feira (10/06), organizadores discutiram detalhes do evento durante reunião do Comitê Gestor do “Território do Vale do Ivaí”, em São Pedro do Ivaí. “Como já temos agricultores envolvidos na fruticultura, esse evento será um incentivo a mais para a diversificação da produção em nossa cidade”, comenta a prefeita Maria Regina Della Rosa Magri. “A diversificação das culturas é uma ótima estratégia econômica, que vale para todos os municípios da região”, complementa a presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí.
O chefe regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) em Apucarana, Mário Bezerra Guimarães, explica que as palestras sobre fruticultura trazem casos de sucesso de fora para servirem de modelo para a produção local. Ele se refere ao circuito das frutas existente no Estado de São Paulo, que integra municípios produtores e promove o turismo rural. “Estamos criando um embrião desta iniciativa aqui na nossa região. É muito importante que os municípios possibilitem a participação dos produtores”, frisa.
PROGRAMAÇÃO
A programação começa às 9 horas, com exposição do agrônomo da Emater, Nilson Ladeia Carvalho (gestor do Projeto Hortinorte) e prossegue com os palestrantes José Augusto Maiorano (diretor Regional da Cati em Campinas), que tratará do Circuito das Frutas de São Paulo, e Renê Tomazetto (presidente da Unifrutas), com o tema Consórcio do Polo Turístico Circuito das Frutas do Estado de São Paulo.
Na parte da tarde, a partir das 13 horas, o tema “Conservação do Solo” será abordado por técnicos do Iapar (Mudanças Climáticas), Emater (Erosão), Adapar (Leis de Proteção), Sema (Formas de Educação Ambiental). Ao final do evento, serão coletadas assinaturas no termo de compromisso firmado pelas instituições presentes para criação do Comitê Regional de Educação para Conservação de Solo e Água do Vale do Ivaí.