Logo Prefeitura

PREFEITURA MUNICIPAL

SÃO PEDRO DO IVAÍ

Praça Padre José Rossi, 354 - Centro - (43) 3451-1399

Agricultores do "Vale" conhecem "circuito das frutas"

Terça-feira, 17 de maio de 2016

Visualizada: 1993 vezes

Seminário com parceria da Amuvi reuniu dezenas de municípios no Centro de Eventos de Jandaia do Sul


Ouvir matéria

Produtores e técnicos rurais de trinta municípios participaram, nesta segunda-feira (16/05), em Jandaia do Sul, do 1º Seminário de Fruticultura e Conservação do Solo e Água do Vale do Ivaí. Promovido por entidades ligadas ao setor agrícola e ambiental, entre os quais o Comitê Gestor do Território, da Amuvi, o evento representou o primeiro passo para a implantação do ‘circuito de frutas’ na região.
 

Em sua fala, a presidente da Associação dos Município do Vale do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri, afirmou que a iniciativa aborda a necessidade de se promover a união em torno de objetivos comuns para que todos sejam favorecidos. “Este evento mostra que, mais do que beneficiar apenas nossos municípios individualmente, temos que buscar o desenvolvimento conjunto da região para que todos se beneficiem ao mesmo tempo”, defendeu Regina, representando os 26 municípios da Associação. 
 

O chefe regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) em Apucarana, Mário Bezerra Guimarães, destacou a participação dos agricultores no evento. “Foi o maior evento já realizado neste local”, informou Guimarães, principal articulador do Seminário. O gerente regional da Emater em Apucarana, Cristovon Videira Ripol, defendeu a formação de um “capital social”. “Aqui estão as pessoas que podem ajudar a desenvolver a nossa região”, afirmou.
 

O prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Púpio, agradeceu aos participantes pela presença. Com cobertura da imprensa regional, Seminário foi promovido pela Seab, Amuvi, Emater, Adapar, Governo do Estado, IFPR e Objetivos do Milênio. O próximo passo do projeto deve ser uma visita técnica aos municípios da região de Campinas. Segundo organizadores, a segunda edição do evento será realizada em São Pedro do Ivaí.
 

Na parte da tarde, a partir das 13 horas, o tema “Conservação do Solo” foi abordado por técnicos do Iapar (Mudanças Climáticas), Emater (Erosão), Adapar (Leis de Proteção), Sema (Formas de Educação Ambiental). Ao final, foram coletadas assinaturas no termo de compromisso firmado pelas instituições presentes para criação do Comitê Regional de Educação para Conservação de Solo e Água do Vale do Ivaí.
 

Casos de sucesso
Diretor regional do Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), de Campinas, o palestrante José Augusto Maiorano apresentou as principais características dos municípios de sua região, onde o circuito das frutas já é caso de sucesso. Em sua ministração, Renê Tomasetto (presidente da Unifrutas), abordou as conquistas dos agricultores que apostaram na demanda turística para a comercialização de seus produtos.
 

Presidente do Sindicato Patronal Rural de São Pedro do Ivaí, o agricultor João Magri vê com entusiasmo as ideias apresentadas. “Agora, temos que colocar tudo isto em prática. Não é fácil, mas temos que ser otimistas”, disse. O agricultor Fernando Aguiar plantou as primeiras trezentas mudas de maracujá como experiência comercial e, caso seja viável, pretende aumentar a produção. “Achei as palestras muito boas para quem quer vender os seus produtos”, opinou.

 Veja Também