GALERIA DE EVENTOS

São Pedro do Ivaí celebra Dia da Independência com "Ato Público pela Segurança e Paz"

A prefeitura de São Pedro do Ivaí promoveu uma grande aula de cidadania e civismo nessa segunda-feira, dia 07 de setembro, Dia da Independência do Brasil. Aproveitando a data que marca a maior conquista dos brasileiros, o Poder Público decidiu trocar os tradicionais desfiles cívicos por um Ato Público pela Segurança e Paz, cujo objetivo foi envolver toda a comunidade na luta pelo combate a violência, algo que vem crescendo no município e em toda a região.

Placas com mensagens cívicas e de ordem foram instaladas em pontos estratégicos na cidade e no Distrito de Marisa. O Ato Público se concentrou em frente a Praça Padre José Rossi, no centro da cidade. Um palco enfeitado com as cores da bandeira do Brasil foi instalado, e a sua volta foram colocados cartazes com pedidos por mais segurança e paz.

Para marcar a data cívica, foram executados os hinos Nacional, da Independência e do município de São Pedro do Ivaí. A Fanfarra da Fafijan também abrilhantou o evento com apresentações de marchas tradicionais. Em seguida, houve benção ecumênica as famílias. A população compareceu vestida de branco e com as cores da bandeira do Brasil, sendo que algumas pessoas também estavam empunhando cartazes com reivindicações.

A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri disse em seu discurso que não foi fácil decidir pela promoção de um momento de reflexão em uma data comumente festiva. “Muitos de vocês não tem noção do que os municípios pequenos estão passando com tantas dificuldades. Estamos aqui hoje para dizer que somos um povo diferente, dispostos a provar nosso patriotismo, o amor por nossa cidade, com atitude e ação”, destacou.

Segundo Regina, a luta pela melhoria na segurança não tem cessado, mas é preciso o envolvimento de todos. “Procuramos fazer a nossa parte enquanto gestores públicos, e estamos estudando meios, porém, é através dessas ações realizadas em conjunto que poderemos alcançar a paz e a segurança para as nossas famílias. Chamar a atenção da secretaria de Segurança Pública do Estado para a nossa necessidade”, ressaltou a prefeita.

Algumas iniciativas foram anunciadas pelos organizadores do Ato Público, como um abaixo-assinado para colher assinaturas da população; distribuição de adesivos com a mensagem “Eu Quero Paz”, para serem colados em carros e residências e o pré-lançamento do Projeto Vizinho Solidário, de autoria da vereadora Luzia Ivete Tiene Brugnolo, que deve ser divulgado e implantado no município nos próximos dias, com apresentação geral através de uma Audiência Pública.

O Ato Público pela Segurança Pública ainda contou com as presenças do vice-prefeito José Donizete Ilsaberti, vereadores Evaldo Domingues de Oliveira, Rosely Aparecida Pereira da Silva, Rildo Bernardes de Camargo, Neri Carneiro Lobo e Marcos Aparecido Bernardes; sargento da Polícia Militar, R. Silva, secretários municipais e membros de associações, entidades, igrejas, dentre outras lideranças.

O Governo Municipal vai encaminhar nos próximos dias o abaixo-assinado juntamente com o relatório sobre o evento para a secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, com o objetivo de que as reivindicações do município sejam atendidas com mais celeridade, combatendo de forma efetiva o aumento constante da criminalidade.

Vizinho Solidário

O projeto “Vizinho Solidário”, foi inspirado na iniciativa já existente em municípios como Curitiba, Londrina e Maringá. Para o sucesso do projeto, um dos fatores que mais devem ser levados em conta é a solidariedade de cada morador com o outro. “Todos precisam ter a consciência de que não estão sozinhos, de que cada um precisa cuidar do outro, ser solidário”, assinala a vereadora Luzia Brugnolo.

 

No fim do ano, como alguns moradores acabam viajando, saindo de férias, é essencial que o morador informe ao vizinho que estará ausente. Isso é mais uma forma de combater algo de ruim que possa ocorrer no bairro. A implantação do projeto será discutido nos próximos dias através de Audiência Pública que será agendada pelo Governo Municipal. O Vizinho Solidário também será difundido através da imprensa. “Para conquistar maior segurança, é preciso que todos se envolvam”, frisou a prefeita Regina.


Covid-19

PORTAL COVID-19