GALERIA DE EVENTOS

Servidores de São Pedro do Ivaí são capacitados em novo sistema habitacional do Paraná

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) concluiu na última quarta-feira (2) a capacitação do Sistema de Informações sobre Necessidades Habitacionais (SISPEHIS) na região do Vale do Ivaí. O treinamento de dois dias foi realizado em Apucarana e contou com a participação de representantes de 24 municípios, que a partir de agora serão responsáveis pela atualização dos dados habitacionais de suas localidades no novo sistema.

O município de São Pedro do Ivaí foi representado pela secretária municipal de Assistência Social, Andressa Amaral, assistente social do CRAS, Andreia Carniato e pelos servidores públicos Amélio Peres Rosseto e Marli Mouro. “As informações que recebemos são relativas a fatores importantes para a construção de casas populares”, assinala Rosseto.

Também foram expostos dados do município que quantifica o número de famílias à espera da casa própria, áreas disponíveis para a construção de novos empreendimentos e nível de renda da população. O objetivo da Cohapar é ampliar o número de famílias beneficiadas em todo o estado, que já chega a mais de 100 mil desde 2011.

A abertura do encontro foi feita pelo diretor Jurídico e de Regularização Fundiária da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, que exaltou os ganhos propiciados pela nova ferramenta. “A partir desta rede integrada, teremos condições de atualizar o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Paraná (PEHIS-PR), o que nos auxiliará a planejar a implantação dos próximos projetos na região”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do projeto, Bernadeth Dickow, caberá às prefeituras alimentar o sistema com as informações necessárias para que ele cumpra a sua função. “Se cada prefeitura cadastrar corretamente os dados, poderemos identificar o déficit quantitativo e qualitativo do estado e quais os programas governamentais mais indicados para cada localidade”, explicou. “Isso representa um avanço na gestão habitacional, pois a administração pública poderá adaptar os programas aos diferentes perfis de população presentes no Paraná”, completou.


Fotos do Evento
Covid-19

PORTAL COVID-19