Segurança

Polícia Civil alerta população para golpes durante a pandemia

Quinta-feira, 26 de março de 2020

Última Modificação: 26/03/2020 21:32:55 | Visualizada 370 vezes

Golpe da visita de falsos servidores, whatsapp, doações de dinheiros e falsas entidades estão entre as principais estratégias dos golpistas


Ouvir matéria

Com o período de restrições ao convívio social, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) alerta a população para possíveis golpes nesta época. Além da forma virtual, os estelionatários podem fazer vítimas também por telefone ou indo até a casa das pessoas.

 

Segundo a Polícia Civil, um dos que já vem acontecendo em outros estados do Brasil é o golpe da visita de um servidor da saúde. Pessoas que se passam por funcionários da área da saúde chegam às residências para uma visita, perguntando quantos idosos moram no local e pedem informações como o número do RG e CPF.

 

O golpe do whatsapp, modalidade de estelionato em que o criminoso obtém o código PIN de segurança da vítima para poder acessar o aplicativo de mensagens, pode se intensificar com a pandemia.

 

Geralmente, os golpistas usam nomes de marcas de varejo para lançar falsas ofertas de produtos ou descontos e telefonam para a vítima pedindo o código PIN para que a oferta possa ser transferida para ela. Assim, conseguem ter acesso à conta de whatsapp.

 

Comumente, os contatos das vítimas passam a ser assediados para que transfiram dinheiro para a conta do criminoso. A Polícia Civil orienta as pessoas a sempre buscarem as fontes oficiais das empresas ou departamentos de governo para confirmar se a informação é verdadeira.

 

Pedidos de doações de dinheiro para entidades filantrópicas, associações e casas de passagem também podem ocorrer na quarentena. Da mesma forma, os cidadãos devem pedir um tempo para pensar sobre o pedido e procurar confirmar através de um telefone oficial se estão de fato recendo doações.

Fonte: Agência Estadual de Notícias / AEN

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19