Conferência das Cidades debate inclusão

Quinta-feira, 16 de junho de 2016

Última Modificação: 14/07/2016 17:36:22 | Visualizada 1095 vezes

Tratando demandas inerentes à urbanização, evento teve a participação de membros do poder público e da sociedade civil


Ouvir matéria

São Pedro do Ivaí realizou, na manhã desta quarta-feira, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a 2ª Conferência das Cidades. Nesta edição, o evento teve como temas "Função Social das Cidades e Propriedade" e "Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas". Incentivado pelo Governo Federal para tratar das demandas inerentes à urbanização, o evento local teve a participação de membros do poder público e da sociedade civil.
 

Ficou à cargo do engenheiro da prefeitura, Felipe Rejani, a exposição dos eixos temáticos propostos para a conferência – que se basearam na realidade atual da cidade e sua responsabilidade de inclusão social e nas políticas a serem adotadas para adaptá-la /às necessidades dos cidadãos. Educação, sociedade, trânsito e mobilidade estiveram entre os temas abordados. “Cidade inclusiva é aquela em que todos participam de seu processo de desenvolvimento e também compartilham de seus desafios”, definiu.
 

O vice-prefeito, José Isalberti, parabenizou aos organizadores pelo evento e afirmou seu orgulho em fazer de uma administração que tantos avanços tem trazido ao município, no sentido da inclusão. A secretária de Assistência Social, Andressa Lopes Amaral, que organizou a conferência, afirmou que os objetivos foram alcançados. “Conseguimos promover um debate saudável envolvendo tanto o poder público, entre membros do executivo e legislativo municipais, quanto a sociedade civil”, declarou.  
 

MENSAGEM DA PREFEITA

A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri viajou para Curitiba para tratar de assuntos de interesse da região, mas deixou uma mensagem em vídeo para os participantes, em que frisou os desafios enfrentados pela cidade em relação à inclusão e justiça social. Ela pediu o comprometimento de todos os participantes da conferência para ajudarem a manter e ampliar os avanços obtidos no setor nos últimos anos. “Cidade inclusiva, participativa e socialmente justa é algo que depende de cada um de nós”, justificou ela na gravação.
 

A prefeita citou algumas obras que contribuem para o desenvolvimento de São Pedro do Ivaí, como o convênio com a Sanepar, que irá proporcionar o saneamento básico para a parte da cidade que fica no lado de cima da rodovia. “Também conseguimos colocar 153 famílias com moradia. Há mais de vinte anos não havia novas moradias em nossa cidade. Tudo isso, procurando incluir as pessoas”, exemplificou Maria Regina, que também preside a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19