Vacinação contra a gripe começa dia 26 em "São Pedro"

Terça-feira, 26 de abril de 2016

Última Modificação: 13/05/2016 08:41:58 | Visualizada 1395 vezes

Município pretende vacinar mais de 3,1 mil pessoas contra a Influenza até o dia 20 de maio


Ouvir matéria

Começa na terça-feira (26), em São Pedro do Ivaí, a campanha de vacinação contra a gripe. Idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias e portadores de doenças crônicas podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para se vacinar. A expectativa no município é vacinar 3.172 pessoas até 20 de maio.


Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Simone Tavares, nesta primeira semana, as vacinas serão ministradas somente na Unidade Saúde da Família (Clínica da Mulher) e no Posto do Distrito Marisa. “A partir da próxima semana (02/05), as doses já estarão disponíveis nos demais postos do município”, informa. “Os portadores de doenças crônicas (como diabéticos, cardiopatas ou doentes renais) só serão vacinados mediante a apresentação da indicação médica para tomarem a vacina”, completa.


Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. A vacina também pode manifestar reações em pessoas com alergia ao ovo de galinha, pelo fato da vacina conter proteína do ovo em sua composição. Recomenda-se, neste casos, que quem tenha alergia à substância não tome a vacina. Se a alergia é moderada, pode-se procurar um médico para avaliar a situação.


Até o final da campanha, o Paraná deve receber quase 3 milhões de doses. A campanha também atinge outros públicos de risco, como trabalhadores de saúde, população indígena e privados de liberdade.


NÚMEROS – Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), até o último dia 19, o Paraná já registrou 103 casos de Influenza, dos quais 78 são de gripe A (H1N1), no ano. Os casos de H1N1 estão espalhados por 14 Regionais de Saúde (RS) no Estado.


Entre síndromes respiratórias agudas graves e síndromes gripais, os exames laboratoriais detectaram a presença do vírus na 2ª RS - Metropolitana (8 casos), 3ª RS - Ponta Grossa (3), 6ª RS - União da Vitória (3), 8ª RS - Francisco Beltrão (1), 9ª RS - Foz do Iguaçu (7), 10ª RS – Cascavel (4), 11ª RS - Campo Mourão (3), 12ª RS – Umuarama (3), 13ª RS – Cianorte (7), 14ª RS – Paranavaí (2), 15ª RS – Maringá (28), 17ª RS – Londrina (7), 18ª RS - Cornélio Procópio (1) e 22ª RS – Ivaiporã (1).


A Secretaria da Saúde também confirmou três novos óbitos por gripe no Estado. No total agora são cinco mortes por H1N1 no Paraná – em Foz do Iguaçu, Quitandinha e Umuarama, além das já confirmadas em Maringá e São José dos Pinhais.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19