O Governo Municipal insiste na melhoria da seguran

Quarta-feira, 30 de novembro de -0001

Última Modificação: 14/09/2015 10:07:16 | Visualizada 526 vezes


Ouvir matéria

O Governo Municipal insiste na melhoria da segurança pública, diante do aumento de furtos e roubos na cidade. Na segunda-feira, dia 10 de agosto, o executivo encaminhou ofício a Câmara Municipal para prestar esclarecimentos de todas as ações que foram promovidas em prol as melhorias da segurança, inclusive, reiterando que o envolvimento de toda a população é crucial nessa luta. Veja o relatório completo. (Obs. A prefeita estará essa semana em Curitiba para novamente cobrar na Secretaria de Segurança Pública mais policiais, mais rondas, mais operações especiais, dentre outras reivindicações).
OFÍCIO GAB / PM Nº. 306/2015

São Pedro do Ivaí, 10 de Agosto de 2015.

Com a clareza de sempre, objetivando informar os nobres vereadores e vereadoras quando aos atos da administração, mantendo integralmente a relação entre os poderes executivo e legislativo que reporto-me a esta egrégia Casa de Leis para esclarecer e informar sobre os trabalhos realizados nos últimos meses com relação à segurança pública.
Primeiramente, reiteramos que nosso desejo se compactua ao desejo de todos os munícipes, do qual se evidência o anseio por mais paz e tranquilidade. Como todos sabem, a deficiência na segurança não assola exclusivamente nosso município e os crimes cresceram nos últimos anos em todo o Vale do Ivaí, como em todo o Estado do Paraná.
REGINA - JORNAL
Em fevereiro desse ano, durante a reunião da AMUVI realizada em Ivaiporã, Regina já reforçava que a segurança tinha que ser inserida na pauta de prioridade da região, tendo em vista o aumento evidente dos crimes.


Atendo a nossa realidade atual, em busca de resolver os nossos problemas e colaborar energicamente para que os municípios vizinhos também compartilhem desse benefício, é que não cessamos um único segundo em defender maior segurança para todos, seja em reuniões com lideranças políticas federais e estaduais; lideranças comunitárias de São Pedro do Ivaí; nas reuniões da AMUVI ou diretamente na secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP-PR).
Frisamos que a Constituição Federal prevê em seu artigo 144 que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, sendo exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, entretanto, apesar do Estado buscar atender esse direito, na prática, não podemos classificar os serviços atuais plenamente eficazes e satisfatórios, e por este motivo que desde o início da nossa administração fomos persistentes em reivindicar melhorias para o setor.
Recordo e informo a esta Casa de Leis que fizemos inúmeros requerimentos ao Governo do Estado pedindo novas viaturas e reforço do efetivo policial, sendo que em dada oportunidade nossos anseios foram atendidos, porém, não amenizou nossas reivindicações para que mais fosse feito.

AMUVI – na reunião do dia 11 de junho, em Marumbi, Regina aproveitou a presença do tenente-coronel Aimoré Nunes Moreira, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Apucarana, para relembrar que a segurança tem sido um assunto constante em suas reivindicações, inclusive, sendo difundida por toda a região, recebendo apoio da maioria dos prefeitos que também estão sofrendo com a deficiência no setor.
Entendemos que a realidade do interior não é mais de calmaria e que a violência vem migrando para as pequenas cidades, sem que a inteligência da polícia acompanhe com eficiência este processo. Este problema vem sendo há muito tempo colocado insistentemente por mim na pauta de discussões regionais da Associação dos Municipais dos Vale do Ivaí (AMUVI), e com o desenrolar dos fatos trágicos ocorridos em nosso município, como em outros municípios da região, a reivindicação se ampliou e ganhou força, sendo inserida no relatório de prioridade do Vale do Ivaí.
Hoje, esta luta se alastrou por toda a AMUVI e conseguimos a atenção da secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP-PR), tanto que uma comitiva formada por maioria dos prefeitos da região foi atendida pela alta cúpula da referida secretaria, onde nossas reivindicações e anseios foram ouvidos. Esta audiência realizada no dia 21 de julho de 2015 foi importante e obtivemos respostas do Estado, no sentido de buscar promover novas escolas de formação para policiais, aumentando novamente o efetivo; contratação de novos policiais civis; novas operações regionais, dentre outras atitudes que permeiam as necessidades apresentadas e soluções atribuídas.

Diante da crescente violência e da dificuldade em conseguir respostas do Governo do Estado, em abril, Regina convocou lideranças do município para buscar soluções conjuntas para o setor, atendendo as necessidades de acordo com as possibilidades financeiras, propondo uma parceria entre os poderes executivo e legislativo, Associação Comercial, empresários e sociedade em geral.
Vale ressaltar que também estamos procurando fazer o dever de casa, reunindo lideranças do município, como vereadores, conselheiros de segurança, membros da Associação Comercial e Empresarial, instituições bancárias, entidades, empresários e sociedade civil para que soluções bairristas e criativas sejam colocadas em prática através de investimento conjunto. Somente nesse ano, realizamos diversas reuniões com líderes da sociedade, buscando promover o diálogo para decidir as melhores providências a serem tomadas, otimizando parcerias e investimentos.
A primeira reunião do ano organizada pela administração aconteceu no gabinete da prefeitura no dia 27 de abril, onde além de mim, prefeita Maria Regina, estiveram presentes o vice-prefeito José Donizete Isalberti, o presidente da Câmara, José Carlos de Souza e os vereadores Evaldo Domingues de Oliveira, Rildo Bernardes de Camargo, Rosely Aparecida Pereira da Silva, Marcos Aparecido Bernardes, Luzia Tiene Brugnolo. No dia 29 de abril realizamos uma segunda reunião, também no gabinete da prefeitura, desta vez com a presença de alguns vereadores, conselheiros de segurança, membros da Associação Comercial e Empresarial, instituições bancárias, entidades, empresários e sociedade civil. Mais uma reunião aconteceu no gabinete da prefeitura no dia 14 de maio e a última ocorreu no dia 09 de junho, na Câmara Municipal.
Ressaltamos a importância dessas reuniões para a formatação de propostas integradas, uma vez que acreditamos no poder do envolvimento coletivo na busca por soluções. Todos os encontros foram cruciais para o levantamento de ideias e propostas, onde pudemos pontuar nossa realidade e anseios.

Em maio, outra reunião com lideranças foi promovida no gabinete da prefeitura.
Esta parceria busca hoje, como principal medida, a instalação de sistema de monitoramento por câmeras. Tendo esta proposição formalizada, partimos para a pesquisa de preços, solicitando orçamentos em diversas empresas, inclusive, pedindo para que os especialistas nesse seguimento nos dessem informações sobre os equipamentos disponíveis no mercado para que tivéssemos uma noção geral de qual tecnologia melhor atende nossa demanda e os custos de cada implantação.
No entanto, seguindo nossos preceitos de responsabilidade e visando levar ao conhecimento de todos os envolvidos nessas discussões as informações com máxima claridade possível, no dia 21 de julho de 2015 estive visitando o Centro de Operações da secretaria de Segurança Pública, em Curitiba, que em breve será inaugurado pelo Governo do Estado. Esta visita foi acompanhada pelo Major responsável pelo setor, o qual nos deu uma nova visão sobre os equipamentos modernos que podem atender aos nossos anseios, prezando pelas condições funcionais e econômicas do nosso município.
Na oportunidade, nos antecipamos e tratamos de agendar uma visita a nomeada secretaria, juntamente com quem mais interessar, para que os responsáveis pelo centro de comunicações da Polícia Militar nos deem orientações sobre as tecnologias existentes e os sistemas que podem ser adotados com resultados mais satisfatórios ao nosso município.

No mês passado, uma comitiva formada por maioria dos prefeitos da região foi atendida pela alta cúpula da secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP-PR), onde as reivindicações e anseios foram ouvidos. Esta audiência realizada no dia 21 de julho de 2015 foi importante no sentido de buscar promover novas escolas de formação para policiais, aumentando novamente o efetivo; contratação de novos policiais civis; novas operações regionais, dentre outras atitudes que permeiam as necessidades apresentadas e soluções atribuídas. Na foto: Regina defende melhoria na segurança pública de seu município e de toda a região.
No âmbito dessa pauta, vale lembrar que a vereadora Professora Lúcia, se envolveu com ideias pontuais, das quais recebem nosso respeito. Uma boa ideia foi a elaboração da Lei Nº 1.446/2015, que dispõe sobre a instituição do “Vizinho Solidário”, projeto de incentivo a criação de redes sociais, telefones entre vizinhos que cooperem mutuamente para a vigilância do bairro. O projeto foi inspirado em uma iniciativa já existente no município de Maringá, e foi sancionado por mim, por entender, como a nobre vereadora, que o envolvimento de toda a comunidade é importante na busca pela diminuição de ações criminosas.
Por fim, afirmamos que o trabalho em prol a melhoria da segurança pública será contínua e iremos incansavelmente buscar amenizar ao máximo a situação, devolvendo a população um pouco mais de tranquilidade e confiança.
Para isso, esperamos continuar contando com esta Casa de Leis e comunidade em geral para que as soluções sejam conjuntamente discutidas e empregadas.
Agradecendo a atenção e o respeito de sempre, reitero meus votos de estima e consideração por esta egrégia Casa de Leis, colocando-me, mais uma vez, a inteira disposição para qualquer esclarecimento ou diálogo.

No dia 21 de julho de 2015, Regina visitou o Centro de Operações da secretaria de Segurança Pública, em Curitiba, que em breve será inaugurado pelo Governo do Estado.

Atenciosamente.
Maria Regina Della Rosa Magri
Prefeita Municipal

A visita ao Centro de Operações foi acompanhada pelo Major responsável pelo setor (à esquerda na foto), o qual nos deu uma nova visão sobre os equipamentos modernos que podem atender aos anseios do município, prezando pelas condições funcionais e econômicas. Na oportunidade, nos antecipamos e tratamos de agendar uma visita a nomeada secretaria, juntamente com quem mais interessar, para que os responsáveis pelo centro de comunicações da Polícia Militar nos deem orientações sobre as tecnologias existentes e os sistemas que podem ser adotados com resultados mais satisfatórios ao nosso município.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19