CAMPANHA

São Pedro do Ivaí mobiliza população para o Hora H de combate ao mosquito da dengue

Quinta-feira, 04 de fevereiro de 2016

Última Modificação: 07/12/2016 08:39:28 | Visualizada 707 vezes


Ouvir matéria

O sábado de carnaval (6) foi escolhido pelo Governo do Estado para a realização da campanha “Hora H – Todos contra o mosquito da Dengue”. O objetivo é convocar todos os paranaenses a vistoriar casas e quintais simultaneamente, às 10 horas da manhã, a fim de eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, da zika e do chikungunya. A ação tem o apoio da prefeitura de São Pedro do Ivaí e diversas entidades da sociedade civil organizada.

Até o momento, 11 municípios paranaenses já entraram em situação de epidemia. Há o risco deste número aumentar, visto que três em cada quatro cidades do Estado são consideradas infestadas pelo Aedes aegypti. No Paraná, mais de 90% dos criadouros encontrados pelas equipes de saúde estão dentro de residências e quintais. O principal vilão é o lixo, mas todo objeto ou local que possa acumular água precisa ser verificado e eliminado. 

Muitos focos do mosquito são identificados em locais de pouca visibilidade, como em ocos de árvore, ralos, reservatórios de água de geladeiras e ares-condicionado, calhas, entre outros espaços. A vistoria semanal é recomendada porque o ciclo de reprodução do mosquito, após a eclosão dos ovos, dura em média 10 dias. Com isso, é possível eliminar a larva do Aedes aegypti e evitar que o inseto chegue à forma adulta.

A secretaria municipal de Saúde estará entregando panfletos a população na próxima quinta (04) e sexta-feira (05), onde consta cada passo de prevenção que deverá ser seguido pelo morador no dia do Hora H. “Peço que toda a comunidade se envolva nesse trabalho para que possamos afastar ainda mais essas doenças do nosso município”, diz a prefeita Maria Regina Della Rosa Magri.  

Fonte: Da AEN com Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19