"Situação de emergência" é oficializada em São Pedro

Quarta-feira, 16 de março de 2016

Última Modificação: 06/08/2021 17:44:49 | Visualizada 856 vezes

Governo do Estado homologou o decreto municipal que caracteriza o "desastre" na safra de verão em decorrência das chuvas


Ouvir matéria

O município de São Pedro do Ivaí obteve, em 15 de março, a homologação estadual que oficializa o decreto municipal de emergência, adotado devido aos danos à safra de verão decorrentes das chuvas de fevereiro. Na prática, a medida ajuda a minimizar os prejuízos sofridos pelos agricultores na mais séria ‘quebra’ da soja que se tem notícias na localidade.
 

O decreto número 3.723, só publicado no Diário oficial do Estado em 16 de março, caracteriza o “desastre” ocorrido em São Pedro devido às chuvas e homologa o Decreto Municipal número 20 de 9 de março de 2016, que declara a situação de emergência nas áreas afetadas do município pela intempérie. 
 

Entre 2 a 28 de fevereiro, São Pedro do Ivaí recebeu chuvas com volumes que variaram de 2 a 57 milímetros. Durante o período, foram totalizados 336 milímetros, segundo dados da Cocari. A cultura mais afetada pelas chuvas foi a soja, que perdeu 80% dos 4,5 mil hectares que ainda estavam plantados durante o mal tempo. Foram cerca de 16 milhões de prejuízos. No entanto, os danos à produção também se estenderam ao setor de hortifrutigranjeiros. Os trabalhos de pesquisas em que se basearam o decreto municipal contaram com a colaboração da EMATER, Sindicato Rural Patronal, Defesa Civil, técnicos do setor, gerência regional da Cocari e Departamento Municipal de Agricultura. 

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19