Em meio ao impeachment, Marcha cobra mais atenção aos municípios

Sexta-feira, 13 de maio de 2016

Última Modificação: 10/06/2016 09:57:08 | Visualizada 1186 vezes

Presente no evento municipalista, presidente da Amuvi afirma que mobilização cumpriu seu papel


Ouvir matéria

Reivindicações contundes e exposição da situação delicada dos municípios marcaram a XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, encerrada nesta quinta-feira (12/05) na Capital Federal. Realizada em meio ao ápice da crise política que resultou no afastamento da presidente Dilma Rousseff na madrugada, a mobilização realizada desde 1998 cobra o cumprimento da pauta municipalista.
 

Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Maria Regina Della Rosa Magri fez um balanço positivo desta edição da marcha e defendeu a iniciativa como uma ferramenta fundamental para garantir os interesses do municípios, entes mais afetados pela crise. “É nos municípios que as pessoas vivem e, quando os municípios passam por situações difíceis, é a própria população que sofre. Por isso, iniciativas como a Marcha não só devem ser mantidas como também ampliadas. Neste ano, ela cumpriu seu papel”, afirma.
 

Entre as situações apontadas como agravantes da crise estão os recentes reajustes salariais, que são desproporcionais ao orçamento das prefeituras, além dos restos a pagar, o subfinanciamento de programas governamentais e as distorções no pacto federativo. “Todas essas situações são sentidas diretamente pelos municípios do Vale do Ivaí, que são em sua maioria pequenos e dependentes dos repasses federais”, acrescenta Maria Regina.
 

Além disto, pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que 77% dos Recursos a Pagar (RAP) não processados são obras já iniciadas e contratadas. “Isso quer dizer que vocês assumem o compromisso, fazem o projeto, começam as obras, mas o recurso prometido pelo governo não chega. E, especialmente nesse último ano de mandato, é sabido que a lei veda deixar RAP para o ano seguinte”, afirmou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.


VISITA A CANZINI

Durante a estada em Brasília, a comitiva de São Pedro do Ivaí aproveitou para visitar o gabinete do deputado federal, Alex Canziani. “Conversamos sobre o implementação do Consórcio para atender os municípios com lama asfáltica, projeto exemplo no país idealizado pelo deputado e o prefeito Arquimedes Ziroldo (Bega), que vem atendendo as cidades da região de Astorga e Vale do Ivaí”, disse a prefeita Maria Regina, que estava acompanhada das vereadoras Rose Pereira da Silva e Lúcia Brugnolo. “Graças ao apoio do deputado, que viabilizou recursos para a compra de máquinas, integramos as duas regiões do Paraná que têm as mesmas demandas”, completou.
 

Canziani é quarto-secretário da mesa executiva da Câmara dos Deputados. Na foto: Lúcia Brugnolo (vereadora de São Pedro do Ivaí), Sílvio Damasceno (prefeito de Prado Ferreiro), Bega (prefeito Astorga), Luiz Nicácio (Centenário do Sul), Maria Regina Della Rosa Magri (São Pedro do Ivaí), Alex Canziani, Rose Pereira da Silva (vereadora de São Pedro do Ivaí), Gerôncio José Carneiro Rosa (Rio Branco do Ivaí), e Marlon Pini (prefeito de Marumbi).

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19