São Pedro do Ivaí vence de "goleada" o Dia do Desafio

Segunda-feira, 30 de maio de 2016

Última Modificação: 16/06/2016 18:08:47 | Visualizada 2179 vezes

Município mobilizou 50.75% da população contra 1.47% do município de San Juan La Laguna, na Guatemala


Ouvir matéria

Se a disputa do Dia do Desafio for comparada a uma partida de futebol, pode-se dizer que o município de São Pedro do Ivaí aplicou uma goleada na cidade concorrente. Após a equipe do Departamento de Esportes mobilizar comerciantes, funcionários públicos e instituições de ensino, a cidade contabilizou 50.75% de participação contra 1.47% do município de San Juan La Laguna, Estado de Sololá, na Guatemala.
 

Membros da secretaria municipal de Esportes de São Pedro do Ivaí mobilizaram estudantes e trabalhadores, na última quarta-feira (25/05), para o Dia do Desafio. Além de orientarem a execução de atividades físicas simples e úteis ao bem-estar, os professores envolvidos levaram uma mensagem de incentivo para os participantes criarem o hábito de se exercitarem todos os dias.
 

O farmacêutico Claudinei Montes da Silva fez alongamentos junto ao grupo reunido na Avenida Cícero de Moraes, na parte da manhã, sob a orientação de técnicos da prefeitura. “São atividades muito interessantes para o povo acostumado ao sedentarismo”, afirmou. Participando das atividades em frente à prefeitura, a auxiliar administrativa Silvana Maria dos Santos afirma que os exercícios lhe deram mais disposição para iniciar o trabalho. “Devido à correria do dia a dia, tirar um tempinho para nos exercitarmos, como próprio nome do evento já diz, é um desafio”, disse.
 

ABAIXO O COMODISMO
O chefe da Divisão de Esportes, Reginaldo Gonzaga do Nascimento, ressaltou a importância da mobilização. “Além de acabar com o comodismo, a atividade física é muito válida para evitar muitas doenças preocupantes. Por isso, o departamento sempre incentiva esse tipo de ação em São Pedro do Ivaí”, afirma. “Além de trabalhar o corpo, os exercícios trabalham a mente, ajuda o cérebro, melhora circulação sanguínea e isso reflete no bem-estar”, disse a professora Maria Rosa de Souza.
 

De acordo com a prefeita Maria Regina Della Rosa Magri, a prática de exercícios físicos não é apenas uma diversão, mas também uma questão que influencia positivamente a saúde pública. “Por isso, apoiamos e incentivamos não apenas o Dia do Desafio, que é uma iniciativa muito válida, mas também todas as atividades viáveis que possam trazer bem-estar à nossa população”, afirma Maria Regina. “Tanto é que, para promover a saúde gerada pelo esporte, temos conquistado as academias ao ar livre, que estão abrangendo uma quantidade cada vez maior da população”, complementa. 
 

A INICIATIVA
Ideia do Dia do Desafio surgiu em uma cidade no Canadá, em 1983. No Brasil, o dia do desafio surgiu em 1994 e recebe desde então apoio de diversas instituições internacionais como a Unesco e a Federação Internacional de Esporte para Todos.

 

Confira mais depoimentos de pessoas que se movimentaram no dia do Desafio

Trindade Justina Fernandes Leon, secretária administrativa da Santa Casa: “Os exercícios me esquentaram do frio e fiquei com os músculos mais alongados. Preciso fazer mais vezes”.

Micaela do Lago Santos da Silva, educadora infantil, CMEI Criança Esperança: “As atividades melhoram o movimento e a concentração e, portanto, estimula o aluno na sala”.

Arhur Ribeiro Barban, 8 anos, aluno do Colégio Anjo Dourado: Achei muito legal. Gosto de me mexer. Com os exercícios, me senti mais feliz”.

Letícia Thamires Greguoldo, 11 anos, aluna da escola Escola Estadual Vicente Machado: “Achei legal. Faria mais vezes esse tipo de atividade. Sou acostumada, pois faço balé”.

Eduarda dos Santos Alves, estudante da Escola Municipal Professora Alfredina: “Gostei da parte da dança. Queria mais”.

Michelli Leite Della Rosa, professora de artes: “É ótimo tanto para a saúde física e mental quanto para quebrar a rotina”.

Carlos Santarén Pereira Júnior, aluno da Escola Estadual Conjunto Habitacional Virgílio Seco: “Gostei mais da parte de se movimentar e das músicas legais. Só que (a duração da atividade) poderia ter sido um pouco maior”.

Andressa Caroline de Oliveira Carvalho Paglioto, instrutora de informática CEMIC: “É muito bom, pois atividades assim conseguem aliviar alguns problemas de saúde sem a necessidade de remédios”.

Andréa Mitiko Ivanaga, monitora do CMEI João Paulo II: “É bom porque envolve todas as crianças; um fator de união e também um incentivo à prática de esportes”.

Glorinha Aparecida dos Santos, pedagoga na Apae: “Nossos alunos são de classes sociais baixas, que dificilmente participam de atividades diferenciadas como essas. Então, o Dia do Desafio é uma diversão e um aprendizado para eles”.

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19