MÊS DO MEIO AMBIENTE

Palestras e arte levam conscientização ambiental a crianças

Segunda-feira, 13 de junho de 2016

Última Modificação: 08/07/2016 11:51:30 | Visualizada 1761 vezes

Estudantes de São Pedro do Ivaí prestigiaram programação voltada à preservação da natureza


Ouvir matéria

Dentro da programação do Mês do Meio Ambiente, o governo de São Pedro do Ivaí realizou, na última quinta-feira (09/06), uma série de palestras voltadas à conscientização dos estudantes. O 2º Dia Verde ocorreu na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), antigo Peti, que promoveu apresentações artísticas e exposição de produtos decorativos referentes ao tema.
 

O II Dia Verde foi realizado em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, Equipe do SCFV e a empresa Urbevital, que consultoria ambiental para o Município. Foi feita exposição de artigos confeccionados com materiais recicláveis produzidos pelos estudantes do antigo Peti como estantes de caixas de frutas e ‘puff’s’ de garrafas ‘pet’.
 

A bióloga Angelita Marques, da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Barbacena, abordou o meio ambiente em risco e o lixo. A agente de Endemias, Aline Verginia Teodoro tratou dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, com a palestra “Recicle o lixo, preserve o meio ambiente e ajude a combater a dengue”. Além das palestras, as crianças apreciaram a performance da cantora mirim Beatriz Cristina Fonseca Lima e o Teatro Municipal de São João do Ivaí, com a peça “Super Natureza e os Defensores do Meio Ambiente”.
 

Alunos participantes aprovaram as apresentações. “Aprendi que não se deve jogar lixo na rua, pois prejudica o meio ambiente”, afirmou Júlio Micael Caetano da Silva, 10 anos. “A parte que mais gostei foi quando eles falaram sobre a reciclagem, que não pode misturar os lixos (orgânico com reciclável)”, disse Luiz Felipe Onorato da Silva. “Não podemos deixar acumular água dentro do lixo, pois gera dengue”, explicou João Gabriel de Oliveira Santos, 10 anos. “Não podemos jogar lixo na rua”, confirmou Afonso Garcia Braga, de 9 anos.
 

A consultora e engenheira ambiental, Anne Caroline Testa, ressaltou o engajamento dos envolvidos no evento e a importância da articulação entre as secretarias responsáveis e a equipe do antigo Peti para o sucesso da empreitada: “Foi fundamental para a inciativa dar certo o trabalho em equipe em prol de um assunto tão importante quanto o meio ambiente. Pretendemos continuar trabalhando juntos investindo em educação ambiental e saúde da população”.
 

A secretária municipal de Educação, Sandra Regina Carneiro, afirmou que, em paralelo ao conteúdo programático, o assunto “meio ambiente” é constantemente trabalhado em sala de aula. O evento desta quinta integra, segundo ela, o esforço de conscientizar os estudantes em relação ao tema. “Nosso trabalho educacional sobre o meio ambiente sempre visa a conscientização das crianças, que são as pessoas das quais dependem nosso futuro”, declarou a secretária.
 

DENGUE
 

Outra orientação fundamental transmitida na ocasião foi a importância de se eliminar a água parada dos recipientes, a melhor forma de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, do Zika Vírus e da Febre Chikungunya. Presente ao evento, o supervisor de endemias da 16ª Regional de Saúde, Valdecir Castanho, informou que o nível de incidência em São Pedro do Ivaí é “excelente”, com apenas cinco casos confirmados e 23 notificações. Porém, alertou que isto não é motivo para abandonar os cuidados de prevenção. “Iniciativas como esta são bastante válidas para conscientizar as crianças, que irão levar para a casa as informações aprendidas. O trabalho de prevenção à dengue deve sempre ser levado em conjunto entre as secretarias de Saúde, Educação e Meio Ambiente”, avaliou. 
 

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19