Turismo

Técnicos do Paraná Projetos "descobrem" São Pedro do Ivaí

Sexta-feira, 20 de julho de 2018

Última Modificação: 30/07/2018 16:33:36 | Visualizada 3401 vezes


Ouvir matéria

Técnicas do Paraná Projetos, órgão ligado à Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, estiveram na quinta-feira (19/07), em São Pedro do Ivaí, conhecendo as potencialidades econômicas e turísticas do município.

 

Projeto por iniciativa da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI), as visitas tiveram objetivo de buscar alternativas para alavancar o desenvolvimento da região do Vale do Ivaí.

 

“Estou bastante satisfeito com a vinda dos técnicos da Paraná Projetos em nossa cidade. Isso mostra que o projeto de fortalecer o turismo em São Pedro do Ivaí caminha com planejamento e competência para que possamos gerar desenvolvimento e mais oportunidades”, afirmou o prefeito José Isalberti.

 

A turismóloga do Paraná Projetos, Marta Yoshie Takahashi, disse que ficou surpreendida com o município e destacou o trabalho ambiental, histórico e cultural. “Viemos conhecer algumas propriedades com potenciais para o turismo rural, através da fruticultura, e descobrimos também outros atrativos do município. Foi bem interessante, São Pedro do Ivaí tem se fortalecido no turismo rural, religioso e também antropológico”, disse Marta.

 

Ela, a gerente de planejamentos Patrícia Baratieri Atherino e a arquiteta e Urbanista Katia Pimentel Koti, realizaram visita guiada pela Bióloga Angelita Marques na Reserva RPPN Barbacena (ver abaixo), pelo professor universitário Halim Abil Russ Filho na Fazenda Santa Filomena (ver abaixo) e na propriedade rural de Ana Lucia Bonini, agricultora inserida na Agricultura Familiar e que atua na fruticultura.

 

“Inserir pessoas empreendedoras, como a Dona Lúcia, num contexto regional de desenvolvimento permite que ela cresça ainda mais por meio de transformação de seus produtos e atendimentos aos visitantes”, explicou Marta.

 

São Pedro do Ivaí ainda conta outros potenciais turísticos, como o Rio Ivaí, a Praça Padre José Rossi, o Portal de Entrada e o Bosque Municipal Afonso Junqueira Franco. Participaram das visitas, o presidente da Câmara de Vereadores, Evaldo Domingues de Oliveira, a diretora do Dpto. de Engenharia e gestora de Turismo, Roberta Della Rosa, a secretária de Meio Ambiente, Suelen Lombardi, o secretário de Agricultura, Luiz Carlos Eleodoro dos Santos e representando a AMUVI, o Coordenador de Desenvolvimento Regional para o Vale do Ivaí, Nei Mansano.

 

RPPN FAZENDA BARBACENA – Unidade de conservação da natureza com quase 555 hectares de Mata Atlântica. Sua fauna e flora são formadas por 382 espécies de vegetais e animais que podem ser apreciadas através de trilhas guiadas por mata a dentro. Entre as atrações, gigantes Figueiras-Brancas de 17 metros de diâmetro e aves raras, como o Araçari do Bico Branco e o Tucano de Bico Verde. Para agendar visitas, o telefone é o (43) 3451-8135 e o e-mail: rppnbarbacena@gmail.com.

 

FAZENDA SANTA FILOMENA - Às margens do Rio Ivaí, o local envolve encanto, espiritualidade e muita história. A Fazenda Santa Filomena é um dos 23 sítios arqueológicos descobertos em São Pedro do Ivaí. Lá, foram encontradas quase quatro mil peças indígenas que remontam um período de cerca de seis mil anos de história, em um trabalho de pesquisa de mais de 30 anos do dono da fazenda, o professor universitário Halim Abil Russ Filho. Reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o local abriga ainda uma linda igreja sacro-indígena construída com mosaicos de azulejos. O passeio é gratuito, mas precisa ser agendado pelo telefone (44) 99927-3022.

Técnicos do Paraná Projetos "descobrem" São Pedro do Ivaí Crédito: Nei Mansano/AMUVITUR
Legenda:

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19