Saúde

Em uma semana, São Pedro do Ivaí vacina 37% das crianças contra pólio e sarampo

Terça-feira, 14 de agosto de 2018

Última Modificação: 20/08/2018 09:41:46 | Visualizada 668 vezes


Ouvir matéria

Dados preliminares da Secretaria Municipal da Saúde indicam que, em uma semana, São Pedro do Ivaí vacinou 195 crianças (37%) contra o sarampo e a poliomielite. A previsão é de que até o final da campanha 527 crianças sejam vacinadas.

 

A campanha nacional de vacinação contra as duas doenças começou em 6 de agosto e prossegue até o dia 31 nos três Postos de Saúde do município - Cohapar, Distrito Marisa e Clínica da Mulher. Devem ser vacinadas todas as crianças com idade entre 12 meses e menores que 5 anos, mesmo as que já foram vacinadas.

 

Segundo o prefeito José Isalberti, a meta é vacinar 95% das crianças da cidade, para evitar que o surto de sarampo registrado em outras localidades não chegue à São Pedro do Ivaí.

 

“A cobertura vacinal é a única forma de manter as duas doenças controladas, se não vacinarmos nossas crianças, o sarampo e a poliomielite podem reaparecer, temos que evitar que isso aconteça”, disse o prefeito. “Peço aos pais e responsáveis que levem suas crianças para se vacinar. Não podemos arriscar a saúde das nossas crianças”, conclui o prefeito.

 

No caso da poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida recebem a vacina inativa poliomielite (VIP), injetável. Aquelas que tomaram anteriormente uma ou mais doses da vacina VIP, recebem a vacina oral poliomielite (VOP), em gotinhas. Para proteção contra o sarampo, todas as crianças tomam uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

 

Tanto em SPI quanto no Paraná não há registro de sarampo ou de poliomielite há décadas. 

 

DIA D – Para reforçar a vacinação contra pólio e sarampo, no próximo sábado (18) acontece o Dia D da campanha. Os Postos de saúde do Distrito Marisa, da Cohapar e a Clínica da Mulher irão funcionar das 08h às 17h para facilitar a imunização das crianças.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19