Nota Fiscal Eletrônica

Palestra de auditor da receita estadual tira dúvidas sobre NFP-e em SPI

Segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Última Modificação: 19/12/2019 14:27:43 | Visualizada 1057 vezes


Ouvir matéria

Produtores rurais de São Pedro do Ivaí assistiram na quinta-feira (22/11), no Salão Paroquial, uma palestra sobre a emissão da Nota Fiscal Eletrônica para o Produtor Rural (NFP-e). A partir de janeiro de 2019, os produtores devem obrigatoriamente emitir a NFP-e para todas as vendas efetuadas para fora do Estado.

 

Segundo o auditor fiscal Paulo César Doretto, coordenador regional da Receita Estadual, a medida vai proporcionar benefícios ao produtor. “A emissão da nota fiscal eletrônica pode ser emitida de qualquer lugar que possua computador com internet e impressora, isso vai gerar mais economia e evitar que os produtores percam tempo indo à prefeitura para retirar as notas”, explicou.

 

Paulo Doretto disse ainda que para as vendas feitas dentro do Estado, os produtores podem continuar emitindo a Nota Fiscal de Produtor Rural em formulário (em papel), mas se houver interesse, pode ser emitida a NFP-e. “Uma recomendação da Receita Estadual aos produtores é que mantenha em dia o cadastro na Prefeitura, pois a emissão da NFP-e está ligada a um cadastro atualizado. Lembramos que os serviços da Receita/PR são gratuitos, não sendo cobrado nenhuma taxa de uso”, disse Doretto.

 

Durante a palestra, o auditor explicou passo a passo aos produtores como realizar o cadastro no site da receita estadual (entenda, leia abaixo). O Governo municipal disponibiliza, ao lado (anexo), um material completo sobre a NFP-e para baixar e também um vídeo, feito pela Receita Estadual, com todas as informações (assista)

 

Os produtores também podem obter mais informações no Departamento de Agricultura de São Pedro do Ivaí, no setor de notas fiscais, no prédio da prefeitura. “Pedimos aos produtores que não deixem para última hora, pois as informações cadastradas online precisam ser encaminhadas para a Receita Estadual o mais breve possível” disse o prefeito José Isalberti. Além do prefeito, o vice José Batista Messias Filho também participou da palestra.

 

Entenda como fazer o cadastro no site, veja as orientações:

  • Acesse o site: www.fazenda.pr.gov.br;
  • Acesse a guia ‘Serviço’, clique em ‘Receita/PR’, logo após em ‘Torne-se usuário’ (Leia com atenção todas as instruções da página);
  • Em seguida, preencha o formulário eletrônico para solicitação de uso. Siga os passos que o site apresentar, fornecendo os dados solicitados;
  • Aguarde o e-mail de retorno da Receita/PR e complemente com as informações solicitadas;

O produtor deverá ter uma conta de e-mail (que deverá ser informada no cadastro) para receber o link de confirmação de acesso e senha;

  • Ao acessar o e-mail enviado, será automaticamente confirmada a autenticidade do e-mail cadastrado, sendo gerado um Termo de Adesão com os dados informados;
  • Após preencher o Termo de Adesão, o produtor deverá imprimir, assinar e reconhecer firma da assinatura em cartório e encaminhar, no prazo de 30 dias, pessoalmente ou enviado pelos correios na Agência de Rendas da Receita Estadual mais próxima do domicílio tributário do produtor (Apucarana – End: Rua Guarapuava, 521 - Centro)
  • Aguarde o e-mail de homologação, com a senha inicial de uso

 

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES – O endereço da propriedade deve estar completo no cadastro da Prefeitura. O acesso ao site da Receita/PR é exclusivo e individual e de responsabilidade dos produtores. Assim, é importante manter em segurança a chave de acesso e senha do site da Receita/PR, não fornecendo a terceiros.

 Galeria de Vídeos

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19