Saúde

Nas férias, São Pedro do Ivaí intensifica cuidados contra o mosquito da dengue

Quarta-feira, 09 de janeiro de 2019

Última Modificação: 18/01/2019 08:46:45 | Visualizada 750 vezes


Ouvir matéria

O verão chegou e com ele vêm também as férias. Muita gente decide viajar para aproveitar os dias de descanso. Porém, é nesta época do ano que existe o aumento de focos de dengue, por ser um período quente e com frequentes pancadas de chuva. Além da dengue, o mosquito transmite zika e chikungunya.

 

“A velocidade com que o mosquito Aedes aegypti se reproduz é impressionante, até uma viagem curta se torna um risco se a gente se descuidar”, disse o secretário de saúde de São Pedro do Ivaí, Izaque Luís de Souza.

 

Por isso, a prefeitura municipal de São Pedro do Ivaí está reforçando os cuidados com a casa para combater os possíveis focos de infestação. Agentes do setor de endemias irão visitar as residências com panfletos com dicas para combater os mosquitos.

 

“Pode ser um balde ou um pratinho de flor esquecidos no quintal, não importa, após uma chuva podem facilmente virar foco do mosquito e afetar toda a vizinhança”, explicou o secretário.

 

Segundo ele, antes de viajar, é importante descartar qualquer tipo de material que acumule água. “Verifique e limpe calhas, observe se a caixa d’água está bem fechada, tampe ralos e vasos sanitário, colocando água sanitária. Esvazie ou tampe as piscinas e retire qualquer material que acumule água durante sua ausência”, enalteceu Izaque.

 

“Uma pessoa contaminada em viagem pode trazer o vírus para a cidade de origem e, caso seja picada por um mosquito, transmitirá o vírus ao mosquito, que poderá aumentar a proliferação do vírus e a ocorrência de epidemias”, esclareceu o secretário.

 

“Vamos nos cuidar e cuidar de nossa casa nesta época do ano para evitar problemas com a dengue. A equipe da secretaria de saúde está sempre focada na prevenção e no combate aos focos do mosquito”, disse o prefeito José Isalberti.

 

DICAS - Segundo a secretaria de saúde, é preciso estar atento aos sintomas das doenças provocadas pelo Aedes Aegypti. Caso ocorra, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, e evitar a automedicação. Saiba como cuidar de sua casa com atitudes simples que irão fazer enorme diferença na vida de todos:

 

  • Verifique os quintais eliminando tudo que possa servir de depósito para o mosquito da dengue;
  • Verifique os recipientes atrás da geladeira que acumulam água;
  • Evite água parada em lajes e calhas;
  • Limpe todos os dias os pratinhos das plantas e dos animais de estimação;
  • Mantenha as caixas d’água tampadas;
  • Em caso de viagem para áreas de risco, hospede-se em local que disponha de telas de proteção nas portas e janelas;
  • Faça uso de mosquiteiros para aqueles que dormem durante o dia, como as crianças;
  • Use sempre um repelente quando viajar ou ficar um tempo fora do município. Desta forma você evita ser infectado pelo mosquito da dengue.
  • Converse com vizinhos e peça para eles também ajudar no combate à Dengue.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19