Saúde

Dengue preocupa São Pedro do Ivaí e região

Quinta-feira, 04 de abril de 2019

Última Modificação: 04/04/2019 15:41:45 | Visualizada 1158 vezes


Ouvir matéria

Moradores de São Pedro do Ivaí devem reforçar os cuidados contra o mosquito transmissor da dengue. O alerta é do Departamento de Endemias do município, que recebeu essa semana boletim da Secretaria de Estado da Saúde.

 

Segundo Governo do Estado, houve aumento de casos de dengue no Paraná com 2.023 casos confirmados, contra 1.522 da semana passada. Dos casos confirmados, 1.926 são autóctones, adquiridos no município de origem, e 97 são “importados", ou seja, as pessoas contraíram a doença fora da cidade onde residem. São Pedro do Ivaí tem seis casos confirmados da doença em 15 notificações.

 

“O combate ao mosquito da dengue deve ser uma ação de todos, não podemos descuidar em nenhum instante. Por isso, peço aos moradores que continuem limpando seus quintais, eliminando a água parada e acabando com os focos”, ressaltou o prefeito José Isalberti.

 

De acordo com a coordenadora de endemias de SPI, Aline Vergínia Teodoro, além desta recomendação, outros cuidados devem ser prioritários para que o mosquito não prolifere. “Pedimos aos donos de terrenos baldios que façam a limpeza periodicamente, pois se estes espaços estiverem sujos e com mato alto, a chance de se tornarem criadouros é muito grande”, explicou. “A comunidade que mora ao redor destas propriedades também deve colaborar não jogando lixo nos terrenos”, concluiu a coordenadora.

 

ESTADO – A Secretaria de Estado da Saúde está ampliando a vigilância para a eliminação de focos e criadouros do Aedes aegypti, por meio de reuniões com moradores para orientações e mutirões de limpeza. As condições de infestação no Paraná atingem 82,45%, com ocorrências em 329 municípios. Dez municípios estão em situação de epidemia: Lupionópolis, Francisco Alves, Uraí, Japurá, Itambé, Santa Mariana, Rancho Alegre, Cafeara, Moreira Sales e Santo Antônio do Paraíso. O Aedes aegypti também é transmissor da chikungunya, com 343 notificações e 7 casos confirmados no estado, e da Zika, com 171 notificações e 2 casos confirmados.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19