Saúde

Mutirão tenta acabar com a dengue em São Pedro do Ivaí; município tem 19 casos confirmados

Segunda-feira, 22 de abril de 2019

Última Modificação: 24/04/2019 00:17:34 | Visualizada 1073 vezes


Ouvir matéria

São Pedro do Ivaí iniciou na última semana um Mutirão contra a Dengue. O município já registrou 19 casos de dengue e 52 notificações de pessoas com suspeita da doença em 2019.

 

Para conter a doença, foram mobilizadas equipes do setor de endemias, vigilância sanitária, secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, além do pessoal do barracão de máquinas da prefeitura.

 

“Nosso objetivo é diminuir os casos de dengue no município. Pedimos à população que nos ajude, colaborando com nossos agentes neste trabalho de combate à dengue. Eliminem água parada e limpem seus quintais”, disse o prefeito José Isalberti.

 

As equipes irão visitar mais de 500 imóveis, entre residências, terrenos e comércios em regiões que já foram constatadas casos confirmadas da doença e outras que possam ter criadouros do mosquito Aedes. “Este mutirão é uma medida do Governo Municipal que irá ocorrer por tempo indeterminado. Serão feitas diversas ações, como orientações à população sobre os cuidados básicos contra a dengue, limpeza dos espaços visitados e também bloqueio de transmissão em regiões onde existem pessoas com dengue confirmada”, explicou o secretário de Saúde, Isaque Luiz de Souza.

 

Segundo a coordenadora do setor de endemias, Aline Vergínia Teodoro, o bloqueio (passagem do veneno) deve ser realizado, no mínimo, em nove quarteirões em torno do caso. “O controle larvário e tratamento de focos será passado em 100% dos imóveis próximos do foco inicial. Quando temos casos suspeitos em locais próximos, o número de quarteirões que receberá o veneno aumenta”, falou ela.

 

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Suelen Lombardi, os imóveis nos quais os agentes não puderam ter acesso serão cadastrados para uma posterior visita. “Entramos na maioria das residências, casas abandonadas e terrenos baldios. Também verificamos canteiros e praças existentes nos locais em que já existem casos confirmados de dengue. Nossas equipes estão retirando o máximo de lixo possível”, disse Suelen.

 

Nos dois primeiros dias, as equipes passaram pela Avenida Dr. Cícero de Moraes e Aloísio Alves Pereira (BR-369), Ruas Domingos Della Rosa, Maria Ozória (centro), Distrito Marisa e conjuntos Barbacena e Della Rosa, Santa Rita de Cássia I, Cambará.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19