Assistência Social

São Pedro do Ivaí realiza 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

Quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Última Modificação: 26/08/2019 16:47:30 | Visualizada 732 vezes


Ouvir matéria

Com objetivo principal de mostrar que a Assistência Social é um direito do cidadão, dezenas de pessoas participaram na quinta-feira (22/08), da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada pelo Governo Municipal, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social. O tema desta edição foi “Assistência Social: Direito do povo, com Financiamento Público e Participação Social”.

 

“Esta Conferência municipal é um momento importante porque envolve a participação social na discussão e elaboração de melhorias e propostas para a área, visando dar mais condições às pessoas que têm o direito de serem bem assistidas pela Assistência Social”, comentou o prefeito José Isalberti, que participou da abertura do evento.

 

“Nosso objetivo é fazer valer os direitos da população mais vulnerável da nossa cidade, conquistados com luta e suor. Devemos mostrar que a Assistência Social é um direito do cidadão”, explicou o secretário de Assistência Social Izaque Luiz de Souza.

 

A temática foi abordada pela palestrante Claudiana Tavares Sgorlon, que durante a manhã conversou com os presentes sobre o tema e os eixos temáticos que são: A assistência social é um direito do cidadão e dever do Estado; Política Pública tem que ter financiamento público; A participação popular garante a democracia e o controle social.

 

“Infelizmente, estamos vivendo um retrocesso na política pública de assistência social. Os três eixos que estamos discutindo na Conferência estão sendo ignorados pelo governo federal, que está se isentando de garantir os direitos conquistados pela população”, disse doutoranda em Serviço Social e Política Social, Claudiana Tavares.

 

Para ela, as conferências são necessárias para estimular o interesse pela discussão e elaboração de propostas para as políticas públicas do país. “Com a retirada de recursos para essa área, as consequências são aumento considerável da miséria e a exclusão da própria participação popular e controle social, que acaba não se posicionando diante das medidas”, conclui ela.

 

Durante a manhã foram trabalhados, em grupo, os três referidos eixos. Na sequência, foram aprovadas as propostas para o âmbito municipal, estadual e federal. Ao final, tomaram posse, os novos conselheiros e foram feitas as escolhas dos delegados para a Conferência Estadual. Carlos Roberto Cardoso foi eleito como titular e Amanda Kawane da Silva Amaro como suplente para representar São Pedro do Ivaí na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social, que será nos dias 30 e 31 de outubro em Curitiba-PR.

 

Além do prefeito, o evento contou com a presença do presidente da Câmara, Rildo Bernardes de Camargo, da vereadora Roseli Aparecida Pereira da Silva; do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ivan Bernardes de Camargo, servidores municipais e comunidade em geral.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19