Inclusão

São Pedro do Ivaí celebra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Última Modificação: 04/09/2019 08:23:31 | Visualizada 555 vezes


Ouvir matéria

O Brasil celebrou, de 21 a 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Com o tema: "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas", a proposta foi buscar maior envolvimento da sociedade em relação da visibilidade e reflexão no dever da igualdade para inclusão.

 

Em São Pedro do Ivaí, o Governo Municipal de São Pedro do Ivaí e a Secretaria de Assistência Social realizaram roda de conversa com as famílias atendidas pelo município que têm pessoas com deficiência intelectual e múltipla, entre os familiares.

 

A Apae também desenvolveu ações para valorizar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Na manhã de quinta-feira (29/08), alunos atendidos pela entidade visitaram a Câmara de Vereadores e foram homenageados pelo presidente Rildo Camargo e os vereadores Marcos Ap° Bernardes, Rosely Apª Pereira da Silva e Maridelma Guimarães. A cerimônia foi conduzida pelo assessor jurídico da Câmara, Edval Seco.

 

No período da tarde, na sede da Apae, houve culto ecumênico, músicas e apresentações de dança realizadas pelos alunos.

 

Em viagem, o prefeito José Isalberti não pode comparecer aos eventos. Em nota, cumprimentou todas as pessoas com deficiência e falou sobre a importância da inclusão social delas na sociedade.

 

“Incluir na sociedade a Pessoa com Deficiência, seja qual foi esta deficiência, é um passo importante para acabar com a indiferença. Sabemos que a inclusão na escola, na vida social e no trabalho é um desafio. Acredito também na participação da família como forma de fortalecer esta luta, para que o desrespeito acabe e que as pessoas com deficiência possam viver harmonicamente com todos”, disse o prefeito José Isalberti, que destacou o trabalho realizado pela Apae em São Pedro do Ivaí.

 

O presidente da Câmara, Rildo Camargo, explicou que a visita foi uma iniciativa dos vereadores para aproximar os alunos da Apae ao trabalho desenvolvido na Câmara. “É importante nós relevarmos as políticas públicas às pessoas com deficiência, respeitando os direitos, para vencer este desafio da inclusão social. Em parceria com Governo municipal, buscamos fazer o melhor para dar mais qualidade de vida às pessoas atendidas na Apae, como a distribuição dos uniformes escolares também aos alunos da entidade”, ressaltou Rildo.

 

O diretor da Apae, Ademar Campos de Oliveira também agradeceu a oportunidade de visitar à Câmara de vereadores.  “Temos alunos que jamais entraram no plenário e, hoje, foi um dia muito especial para eles. Nosso trabalho visa proporcionar vivências para nossos alunos, como forma de inclusão social, através de passeios, artes, música, interação e valorizar a participação da família em todos os momentos da vida dos filhos com deficiência. Destaco que a participação do poder público e da sociedade é muito importante para o funcionamento da Apae”, frisou o diretor da entidade.

 

LEI - Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19