Saúde

Triagem de saúde é realizada em 60 idosos de São Pedro do Ivaí; leia mais

Terça-feira, 15 de outubro de 2019

Última Modificação: 15/10/2019 08:42:18 | Visualizada 309 vezes


Ouvir matéria

Com objetivo de proporcionar mais qualidade de vida à 3ª idade, o Governo Municipal de São Pedro do Ivaí e a Secretaria de Saúde realizaram na sexta-feira (11/10), uma triagem de avaliação física e enfermagem voltados às pessoas com mais de 60 anos. Hoje, sabemos que é crescente o aumento da expectativa de vida do brasileiro, por isso, os cuidados com os idosos merecem mais atenção.

 

As atividades foram realizadas em parceria com profissionais do COMSUS, programa ligado ao Governo do Estado, que capacitaram uma equipe de saúde da prefeitura para aplicar o programa RASI (Rede de Atenção à Saúde do Idoso), com foco no desenvolvimento de ações ao envelhecimento saudável, com mais qualidade de vida e independência. A equipe de saúde de São Pedro do Ivaí é formada por quatro profissionais: o educador físico Andrey Carvalho (coordenador); a psicóloga Juliana Lombardi; a nutricionista Thainara Trovo Negrini e a fisioterapeuta Dayane Karin Yagui.

 

De acordo com o coordenador dos trabalhos, Andrey Carvalho de Souza, a triagem foi realizada por meio de um questionário chamado IVCF-20, que aborda vários aspectos de saúde do idoso, como idade, auto percepção da saúde, atividades de vida diária, humor, mobilidade, habilidade de comunicação entre outros.

 

“O objetivo é avaliar a saúde e o desempenho dos nossos idosos, com foco em oferecer mais qualidade de vida para eles”, disse Andrey. Uma equipe da secretaria de saúde da prefeitura verificou pressão arterial, glicose, peso, medidas e massa corpórea (IMC). Participaram cerca de 60 idosos.

 

CAMINHADA – Como parte das ações, a equipe de saúde treinada para desenvolver o RASI, iniciou na semana passada, caminhadas ao ar livre com a 3ª idade. Cerca de 30 idosos já realizam essas atividades físicas que ocorrem às terças e sextas-feiras, a partir das 07h30, no Complexo Esportivo Romeuzão, ao lado do ginásio de esportes. “É importante fazer atividade física, melhora a saúde, autoestima e dá mais qualidade de vida. Mas não é só isso, as caminhadas proporcionam também convivência, novas amizades e boas risadas”, conclui Andrey. O bacana é que a caminhada não é voltada somente aos idosos, está aberta as pessoas de várias idades. Para participar basta comparecer no Romeuzão nos dias e horários das atividades e procurar a equipe de apoio. Ah, não esqueça de levar uma garrafinha de água.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19