Agricultura

Produtor precisa atualizar o cadastro de todos os animais

Quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Última Modificação: 31/10/2019 09:57:20 | Visualizada 750 vezes


Ouvir matéria

Todos os animais que transitam pelo Paraná com interesse econômico, com porte da Guia de Trânsito Animal (GTA), precisam ter o cadastro atualizado até 30 de novembro. A atualização do rebanho é um procedimento obrigatório, previsto no Decreto Estadual n.º 12.029/2014.

 

Com a suspensão da vacina (Instrução Normativa n.º 47), o processo semestral de atualização do rebanho continua para esses pecuaristas e se estende para outros produtores de animais.

 

Segundo a Adapar, o procedimento deve ser feito por todos os produtores de animais com interesse econômico, independentemente de ter ou não bovino na propriedade, se não tiver o cadastro atualizado, o produtor não conseguirá movimentar os animais.

 

A legislação prevê penalidades, entre elas o pagamento de multa. Entre os animais que precisarão ser cadastrados estão bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas e peixes.

 

O gerente da Adapar reforçou, ainda, que o interesse da vigilância animal não é apenas em relação à febre aftosa, mas se estende para todas as possíveis doenças. Ele alertou todos os produtores para que fiquem sempre atentos a qualquer alteração no cotidiano dos animais, como uma maior mortalidade, salivação excessiva, postura diferente do normal, diarreia em aves e suínos, hemorragias, sinais nervosos e outros sintomas.

 

CADASTRO – A atualização cadastral e do rebanho deve ser feita pelo produtor rural. Pode ser de forma online ou diretamente no escritório da Adapar de São Pedro do Ivaí, que fica no prédio da prefeitura municipal. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (43) 3451-1399 (ramal 227) ou clicando aqui: https://bit.ly/36lVxz7

Produtor precisa atualizar o cadastro de todos os animais Crédito: Foto: Jos? Adair Gomercindo/AEN
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19