Saúde

Jovens entre 20 e 29 anos devem tomar vacinação contra sarampo; saiba mais

Terça-feira, 19 de novembro de 2019

Última Modificação: 02/12/2019 08:21:20 | Visualizada 889 vezes


Ouvir matéria

Com foco na população jovem, com idade entre 20 e 29 anos, foi iniciada na segunda-feira (18/11) a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A primeira etapa foi para crianças de seis meses e cinco anos incompletos.

 

Em São Pedro do Ivaí, as vacinas estão disponíveis nos Postos de Saúde da Cohapar, Distrito Marisa e na Clínica da Mulher. O horário de atendimento nos postos é das 08h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

São necessárias duas doses da vacina para se proteger, por isso é extremamente importante levar a carteirinha de vacinação. “Caso seja constatado que o cidadão já tomou a dose da vacina contra o Sarampo, ele não precisa tomar a dose. Caso não há nada marcado na carteirinha, o cidadão irá tomar a vacina”, explicou a auxiliar de enfermagem Josilene Batista Messias Bento. A vacina faz efeito em aproximadamente 15 dias.

 

“Estamos verdadeiramente preocupados com a situação do sarampo. Precisamos que todos que estão em dúvida ou que não tomaram a vacina sejam vacinados, é a única maneira de prevenir o sarampo”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. No Paraná, entre os 368 casos confirmados na última semana, 195 estão na faixa de idade entre 20 e 29 anos, conforme o informe divulgado pelo Governo do Estado.

 

Dia D - O Dia D da Vacinação contra o Sarampo será sábado, dia 30 de Novembro, na Clínica da Mulher e no Posto de Saúde da Cohapar. Estas unidades de saúde ficarão abertas das 08 às 17h. Assim como na primeira fase, o Dia D será de trabalho intenso para que seja possível cobrir a maior parte possível da população-alvo.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19