Praça Padre José Rossi, 354 - Centro

administracao@saopedrodoivai.pr.gov.br

(43) 3451-1399 - (43) 3451-1247

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Saúde
Visualizada 296 vezes
Dia D contra o Sarampo é sábado, dia 15; proteja-se
Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020
 
Em São Pedro do Ivaí, o Dia D será na Clínica da Mulher, no posto de saúde do Distrito Marisa e na Praça Padre José Rossi. A Campanha Nacional contra o Sarampo vai até dia 13 de março.
 
Dia D contra o Sarampo é sábado, dia 15; proteja-se

A 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo de 2020 começa nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 13 de março. Em São Pedro do Ivaí, as doses estarão disponíveis na Clínica da Mulher e no Posto de Saúde do Distrito Marisa.

 

O dia D de mobilização nacional será sábado, dia 15 de fevereiro nas duas unidades de saúde, além da Praça Padre José Rossi, local que a secretaria de saúde definiu para instalar uma tenda especial para atendimento ao público alvo. O horário é das 08 às 17h. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, nesta fase serão vacinados o público de cinco a 59 anos.

 

A Secretaria de Saúde também irá destinar duas equipes para vacinar todos os trabalhadores do comércio, no período da manhã de sábado, dia 15 de fevereiro.

 

“O objetivo é interromper a circulação do vírus do SARAMPO e garantir alta cobertura vacinal em todo o Estado. A vacina é a única forma de proteção e está disponível nas Unidades de Saúde do Paraná”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

 

“Temos que entender que precisamos cuidar de nossa saúde, informem a todos do público alvo da importância das vacinas para proteção contra o Sarampo”, disse o prefeito José Isalberti.

 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta para que a população fique atenta às datas da carteira de vacinação e aos registros de doses. A vacina é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. A vacinação ocorrerá da seguinte forma:

 

*De 20 a 29 anos - Vacinação indiscriminada - todas as pessoas nessa faixa etária devem procurar as unidades de saúde para receber a vacina contra o sarampo, mesmo que já tenha tomado a dose anteriormente;

 

*De cinco a 19 anos – Vacinação Seletiva – É necessário levar o comprovante vacinal para verificação do esquema, pela unidade de saúde, pois somente será imunizada a pessoa que nunca recebeu a dose ou que esteja com o esquema vacinal incompleto.

 

*De 30 a 59 anos – Vacinação seletiva - É necessário levar o comprovante vacinal para verificação do esquema, pela unidade de saúde, pois somente será imunizada a pessoa que nunca recebeu a dose ou que esteja com o esquema vacinal incompleto.

 

BOLETIM – O último boletim epidemiológico do sarampo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirma 23 novos casos da doença no Paraná. O número subiu de 808 na semana passada para 831 e permanecem em investigação 1.653. O público mais atingido pela doença são os jovens de 20 a 29 anos, com 435 casos confirmados.

 

DOENÇA – O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

 

SINTOMAS – Os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

 
 
 Galeria de Fotos
Dia D contra o Sarampo é sábado, dia 15; proteja-se
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

Praça Padre José Rossi, 354 - Centro

administracao@saopedrodoivai.pr.gov.br

(43) 3451-1399 - (43) 3451-1247

Última atualização do site: 21/02/2020 18:41:49