Coronavírus | Sistema Imunológico

Saiba como fortalecer o sistema imunológico durante a pandemia do coronavírus

Sábado, 04 de abril de 2020

Última Modificação: 04/04/2020 12:13:14 | Visualizada 808 vezes


Ouvir matéria

Durante a quarentena, não devemos esquecer de cuidar da saúde. Em boletins no facebook e na rádio São Pedro FM, os médicos do município já alertaram para as recomendações básicas: Alimentação balanceada, rotina de exercícios físicos, bom sono e boa higiene. Às vezes, as coisas parecem estar fora de controle, a rotina mudou. Isso é fato.

 

Para isso, preparamos algumas dicas para estimular e fortalecer o sistema imunológico, pois se ele estiver forte, as chances de contrair coronavírus diminuem consideravelmente.

 

Alimentação

Manter tudo em funcionamento com uma dieta saudável é importante, ainda mais agora. Uma nutrição saudável reduz risco de doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes, obesidade e até reduz a ansiedade. Coma bastante frutas, vegetais e cereais integrais. O humor agradece.

Uma dieta para fortalecer o sistema imunológico inclui alimentos com alto teor de vitaminas A, B, C, D e E, além dos minerais ferro, zinco e selênio. Quer exemplos: vegetais verdes, como brócolis, espinafre, feijões, bananas, ovos, aves, peixes e beterrabas. As vitaminas B auxiliam nosso cérebro a liberar os "hormônios da felicidade" serotonina e dopamina. Já para o bom funcionamento do intestino, que tal um iogurte, tem efeito anti-inflamatório e pode melhorar o humor e as funções cognitivas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as pessoas devem deixar de lado o consumo de tabaco, álcool e outras drogas. Na verdade, são dicas saudáveis para todos os dias, não é mesmo? Com ou sem crise de coronavírus.

 

Dormir bem

Pesquisas mostram que dormir mal tem consequências de longo alcance para a saúde e pode impactar negativamente no bem-estar psicológico. Quando isto ocorre, aumentamos as chances de nos torna mais suscetíveis a doenças crônicas, como diabetes, obesidade e doenças cardíacas. Nosso sono deve ser uniforme, ou seja, ir para a cama e acordar em horários semelhantes todos os dias. Também não é aconselhável ler em dispositivos eletrônicos à noite, o efeito da luz azul nas telas reduz a qualidade do sono. Para a maioria das pessoas, seis a nove horas de sono por noite são suficientes.

 

Exercício físico

O movimento ajuda o corpo com hormônios da felicidade, faz com que as pessoas durmam melhor, reduz o estresse e a ansiedade. De acordo com a OMS, exercício e esporte também funcionam em casa.

São recomendados cerca de 30 minutos por dia. Podem ser feitos exercícios, por exemplo, durante 10 minutos pela manhã, 10 à tarde e 10 à noite. O mais importante é que seja algo feito com regularidade, que faça parte da rotina. Use as escadas da sua casa, subindo e descendo. Corra sem sair do lugar, faça polichinelos, abdominais ou flexões de braços.

 

Tranquilidade e hobbies

O isolamento social pode ser a oportunidade de esquecer o mundo por um tempo e fazer uma pausa no consumo de notícias.

Neste momento, pode ser hora de resolver aquelas coisas para as quais nunca tínhamos tempo. Que tal cuidar do quintal, mantendo-o limpo, desta forma, você ajuda o município a ficar longe da dengue.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19