Coronavírus | Boletim

Com boletim atualizado, São Pedro do Ivaí confirma caso positivo de coronavírus

Segunda-feira, 15 de junho de 2020

Última Modificação: 30/06/2020 16:04:56 | Visualizada 1748 vezes


Ouvir matéria

Em live na noite de segunda-feira, a secretária municipal de saúde, Simone Tavares e médicos que atendem no município apresentaram dados sobre a situação do Covid-19 em São Pedro do Ivaí. Também participaram do vídeo, os médicos Lubia Turra, Elias Gregorio, Vagner Estefani e Luiz Borges.

 

Entre as informações, a secretaria de saúde explicou que o primeiro caso de covid-19 foi atualizado para negativo. “Fizemos nesta segunda-feira novo exame no paciente e novamente deu negativo. Além disso, toda a família deu negativo para covid-19”, disse Simone Tavares. Por isso, “voltamos a pedir que obedeçam as medidas de prevenção, como evitar aglomerações, respeitar o distanciamento, usar álcool gel, máscara e, principalmente, evitem festas particulares em chácaras e sítios, passeios em shoppings, por exemplo. Gente, esta doença não é brincadeira”, concluiu Simone.

 

O médico Elias Gregório explicou que se trata de um caso Falso/Positivo. “Existem testes feitos em laboratórios particulares em que não sabemos de sua eficácia, pois fizemos mais dois testes em nosso município para contraprova e deram negativos, porém mantivemos o paciente em isolamento por duas semanas”, explicou Gregório.

 

No entanto, SPI registrou um caso positivo de covid-19. “O paciente é morador do município e trabalha fora da cidade. Acabou contraindo o vírus em outro estado e agora se encontra em isolamento domiciliar por duas semanas, além das pessoas que tiveram contato com o paciente”, diz Elias. Segundo o médico, neste período de duas semanas, pode se desenvolver sintoma no paciente e também nas outras pessoas que moram com ele.

 

Resumindo, São Pedro do Ivaí tem 18 notificações, sendo 16 casos descartados, um positivo e mais um aguardando resultado de exame.

 

Médico da Família – O Dr. Vagner Estefani, que atua no Posto de Saúde do Distrito Marisa, destacou a importância de evitar aglomerações e também alertou que não é hora de procurar ubs’s para simples consultas. “Precisamos nos importar mais com essa doença. Não devemos ter festas em chácaras particulares, constatamos que muitos são de fora de SPI, não sabemos da procedência, se eles estão se cuidando. E lembrando: a população está se esquecendo que o hospital é só urgência e emergência. Não devem vir para consultas”, disse ele.

 

Dr. Luiz Borges – Para o médico que atua na Santa Casa e também na Clínica da Mulher, a situação é gravíssima. Não podemos esquecer que estamos próximos de duas cidades grandes: Maringá e Londrina. Todos nós ressaltamos a importância das medidas de prevenção que todos já sabem bem. Em Maringá e Londrina, o sofrimento tem sido grande e não queremos isso para São Pedro do Ivaí, pois não temos nem estrutura, não temos condições de dar suporte para um paciente grave que tenha essa doença. É momento de cautela, de precaução e de adotar as medidas de prevenção”, falou Dr. Luiz Borges

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19