Saúde | Conquistas

Adquiridos em 2017, equipamentos de fisioterapia beneficiam gratuitamente milhares de são-pedrenses

Quarta-feira, 05 de agosto de 2020

Última Modificação: 15/08/2020 09:40:48 | Visualizada 641 vezes


Ouvir matéria

Em outubro de 2017, o Governo Municipal de São Pedro do Ivaí e a Secretaria de Saúde foram beneficiados com investimentos do Governo do Estado na ordem de R$ 40 mil para aquisição de equipamentos de fisioterapia ou reabilitação, para a Rede da Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná - Componente da Atenção Básica.

 

Os equipamentos, entre materiais de cinesioterapia, esteira, andadores, muletas, bicicletas ergométricas e aparelhos de eletroterapia, chegaram em duas etapas: a primeira em outubro de 2017 e a segunda em julho de 2018.

 

“Com este investimento, em parceria com o Governo do Estado, ampliamos o atendimento à nossa população com mais qualidade e opções de tratamento, visando a boa recuperação dos pacientes”, valoriza o prefeito José Isalberti.

 

Segundo a secretaria municipal de Saúde, em média as fisioterapeutas do município realizaram cerca de 240 sessões por mês, atendimentos feitos antes da pandemia do coronavírus.

 

Para a secretária municipal de saúde, Simone Tavares, os equipamentos que estão no Centro de Convivência do Idoso (CCI) atendem gratuitamente, não só pessoas com deficiência, mas todos os usuários do SUS (crianças, adultos, idosos) que precisam de tratamento de fisioterapia ou reabilitação.

 

“A boa recuperação de uma série de enfermidades depende de uma boa sessão de fisioterapia e os materiais adquiridos pelo município, após nossa equipe de saúde analisar as necessidades, estão sendo extremamente importantes no trabalho desempenhado pelos profissionais do município”, destaca a secretária.

 

A fisioterapeuta Helen Jubiara Zulian Mastelari Tavares, que atua desde 2005 em SPI, ressaltou que foi a primeira vez em que a prefeitura municipal adquiriu equipamentos em grande quantidade para a área de Fisioterapia. “Uma aquisição importante e muito esperada e que vêm beneficiando toda a população”, disse ela.

 

TRATAMENTOS – As três fisioterapeutas e mais a equipe do NASF cuidam de pacientes com diversas patologias, como dores em geral, ortopedia (coluna, fraturas e cirurgias) e neurologia (AVC, paralisia facial e sequelas de eventos neurológicos). As fisioterapeutas a disposição do município são Helen Jubiara Zulian Mastelari Tavares, Luciana Ferreira Tavares e Thalia de Almeida Muira Diogo (NASF).

 

NASF – Criado em 2008 pelo Governo Federal, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma equipe multidisciplinar que atua de maneira integrada e apoio as equipes de Saúde da Família (eSF) e equipes de atenção primária, participando de atividades e ações de promoção de modos de vida saudáveis, tanto na Unidade de Saúde, como nas visitas domiciliares. Em São Pedro do Ivaí, a equipe multidisciplinar do NASF que está à disposição da população é composta do Andrey Carvalho Souza (educador); Thalia de Almeida Muira Diogo (Fisioterapeuta). Thainara Trovo Negrini (nutricionista); Juliana Apª Lombardi Freitas e Estela Apª Sanae Aoyama (psicólogas).

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19