Agricultura | Adapar

Produtores rurais têm até dia 30 de novembro para atualizar rebanho; leia mais

Quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Última Modificação: 18/11/2020 15:09:48 | Visualizada 728 vezes


Ouvir matéria

A Prefeitura Municipal de São Pedro do Ivaí, por meio do escritório municipal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), alerta os produtores rurais que a Campanha de Atualização dos Rebanhos de 2020 será encerrada no dia 30 de novembro.

 

Esta atualização é obrigatória para produtores de bovinos, búfalos, ovelhas, cabras, suínos, cavalos, jumentos, mulas, aves e peixes. Em São Pedro do Ivaí cerca de 105 propriedades estão cadastradas, porém até o momento, 26 ainda não fizeram a atualização. A relação dos produtores está na unidade da Cocari e também na Prefeitura Municipal de São Pedro do Ivaí.

 

Segundo a Adapar, quem não fizer pode ter complicações para obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para o abate nos frigoríficos ou granjas. Esta atualização do rebanho substitui as campanhas de vacinação contra febre aftosa que vinham sendo feitas duas vezes por ano.

 

“Devido à pandemia, este ano tivemos apenas uma campanha de atualização de rebanho. Por isso, pedimos que procure o escritório municipal de São Pedro do Ivaí e atualize o rebanho, pois é obrigatório”, disse assistente de fiscalização de defesa agropecuária da Adapar, Samuel Oliveira do Lago Rosa.

 

Os produtores podem fazer essa atualização através da internet pelo site da Adapar, ou de forma direta por meio do link www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho. Para realizar a atualização presencial, o produtor pode ir até o escritório municipal da Adapar, que fica no prédio da prefeitura, Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Secretarias Municipais de Agricultura.  

 

PRAZOS - O produtor tem até o dia 30 de novembro para fazer a atualização do rebanho sem ser penalizado. Mas a Adapar alerta que, após ESTA DATA, o produtor que não atualizar o rebanho já terá dificuldades em obter a GTA. Isso porque ela estará bloqueada para quem não estiver com o cadastro em dia. Mas quem precisa do documento poderá fazer a atualização na hora, sem prejuízo da movimentação do rebanho. A GTA somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade. Essa situação será permitida até 30 de novembro.

 

A partir de 1º de dezembro, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a outras penalidades previstas na legislação, como a autuação e o pagamento de multa, que pode variar de acordo com a quantidade de animais não declarados. A multa vai incidir sobre cada animal não declarado a partir de 1 UPF – Unidade Padrão Fiscal, que atualmente vale aproximadamente R$ 100,00 cada unidade.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19